Complicações no fígado, não é difícil acontecer, bastam alguns descuidos com os hábitos de um viver saudável para que os problemas aconteçam desde os mais simples e fáceis de combater, até as doenças mais graves.
Para combater essas complicações, existem algumas opções em medicamentos químicos bem eficazes no mercado, mas também podemos fazer uso de medicamentos de origem natural como é o caso da Silimarina da qual vamos tecer alguns comentários.
Assuntos deste texto
O que é a Silimarina
Silimarina para Fígado com gordura é uma substância encontrada no fruto de uma planta denominada Cardo Mariano uma erva floral encontrada com muita facilidade nos países mediterrâneos.
Essa erva pertence à família das Margaridas e também da Ambrósia Americana e graças às propriedades medicinais que apresenta, tem sido usada em tratamentos para complicações hepáticas, como por exemplo, a gordura acumulada no Fígado.
Por ser uma planta que não pode ser encontrada nas variadas regiões do planeta, a substância medicinal encontrada na erva é extraída para ser comercializada como medicamento natural e com isso, é mais fácil ser encontrado nas lojas de medicamentos naturais.
Silimarina em Capsulas
Para facilitar nos tratamentos, podemos encontrar a Silimarina na forma de cápsulas. Trata-se de um composto com ação anti-hepatóxica que protege o fígado contra as substâncias tóxicas que contribuem para a sua disfunção.
Esse medicamento de origem natural também também é benéfico em tratamentos para complicações gastrintestinais auxiliando com muito êxito nas funções digestivas.
Para que serve as cápsulas de Silimarina
- Auxilia nos tratamentos de inflamações hepáticas crônicas e cirrose hepática,
- Para tratar lesões hepáticas provocadas pelas toxinas no fígado,
- Para combater as úlceras duodenais ou gástricas,
- Para tratar dos distúrbios gastrintestinais.
- Para auxiliar no combate a doenças hepáticas provocadas pelo uso de bebidas alcoólicas,
- Para combater Hepatite viral aguda ou crônica,
Chá de Cardo Mariano
O Cardo Mariano é uma erva conhecida entre as plantas medicinais desde alguns séculos antes da era cristã, mas só se tornou conhecida no século XVIII como uma excelente opção entre os medicamentos naturais para tratar de doenças hepáticas e relacionadas à bílis.
O chá dessa erva é indicado nas seguintes situações:
- Para pessoas com Hepatite C,
- Para pessoas com problemas no fígado,
- Para pessoas com doenças crônicas,
- Para pessoas que tem problemas com o alcoolismo,
- Para regenerar células no fígado ajudando a protegê-las,
- entre outros benefícios.
O uso do chá de Cardo Mariano também é recomendado para aqueles atletas que fazem uso de energéticos e suplementos termogênicos. Nesse caso, o chá vai funcionar como um substituto desses suplementos quando estes não são utilizados.
Como preparar o chá – providencie 4 colheres (sopa) da planta para 1 litro de água. O chá deve ser preparado por infusão, então, primeiramente ferva a água e, assim que levantar fervura, retire do fogo e acrescente a erva.
Deixe agir em recipiente fechado por 10 minutos enquanto esfria. Beba 3 a 4 xícaras (chá) desse chá por dia sempre fora do período das refeições.
Contra-indicações – esse chá é contra-indicado nas seguintes situações:
- Para pessoas com hipertensão arterial,
- Para pessoas com complicações renais,
- Para pessoas com ulcerações gástricas,
- Para crianças com menos de 12 anos de idade,
Além disso, quando usado em doses excessivas, o chá pode causar queimaduras nas mucosas digestivas, vômitos e diarreia.
Combate Gordura no Fígado
Como já adiantamos, a Silimarina extraída do Cardo Mariano contribui para regenerar os tecidos do fígado, mas não fica só nisso, pois os seus benefícios são ainda maiores. a Silimarina também age como um antioxidante muito necessário para ajudar a neutralizar os radicais livres e eliminar as inflamações do fígado causadas pela gordura que se acumula no órgão.
A gordura no fígado tem como principal causa, o uso de alimentos inapropriados para o organismo que infelizmente causam grandes danos às funções do fígado.
Baixa o Colesterol Ruim
Por ser um medicamento natural que contribui para desintoxicar o fígado e devolver-lhe as funções normais, é fácil deduzir que o uso do chá ou mesmo na forma de cápsulas, a Silimarina age de forma poderosa para baixar os níveis de colesterol ruim no sangue.
Porém, por apresentar efeitos adversos e suas contra-indicações, é importante buscar por aconselhamento médico antes de começar um tratamento com esse medicamento.
Remédio Legalon
Legalon é um medicamento encontrado no mercado que traz a Silimarina para Fígado com gordura, pois é produzido a partir da erva Cardo Mariano. O medicamento é bem recomendado pelos médicos para tratar das complicações de saúde causadas pelas intoxicações no fígado que também influenciam para as complicações digestivas.
Substância ativa nesse medicamento
- Cápsulas – cada cápsula contém 140 mg de Silimarina,
- Drágeas – cada drágea contém 70 mg de Silimarina,
- Suspensão oral – cada 5 ml da suspensão contém 50 mg de Silimarina.
Como usar esse medicamento
- Cápsulas – em geral, o tratamento inicia com 1 cápsula, 3 vezes ao dia e para a dose de manutenção, a recomendação é de 1 cápsula, 2 vezes ao dia,
- Drágeas – inicia-se com 2 drágeas, 3 vezes ao dia e para a manutenção, recomenda-se 1 drágea, 3 vezes ao dia,
- Suspensão oral – para adolescentes a recomendação é de 7,5 ml, 3 vezes ao dia enquanto que para os adultos recomenda-se 10 ml do medicamento, 3 vezes ao dia.
Valor desse medicamento – o valor desse medicamento varia de acordo com sua apresentação.
Remédio Silimalon
Mais um medicamento que contém Silimarina para o fígado com gordura que vamos encontrar no mercado, Silimalon é indicado para o alívio dos sintomas causados pelas complicações no fígado. Esse medicamento é recomendado apena para o público adulto.
Substâncias ativas nesse medicamento – cada drágea contém:
- 70 mg de Silimarina,
- 100 mg de Racemetionina.
Como usar esse medicamento – em geral, a recomendação médica é de 2 drágeas, 3 vezes ao dia com o tratamento para 30 dias.
Valor desse medicamento – a embalagem com 20 drágeas de Silimalon tem um valor aproximado de R$ 38,00 reais.