Saber sobre os remédios para vermes em crianças é de fato muito importante, pois esse é um problema do qual nenhuma criança está livre. Também conhecidos como parasitas intestinais, os vermes são muito comuns, e também podem ser encontrados em adultos.
Além disso, se você é o tipo de pessoa que acredita que são apenas crianças pobres de periferia ou de regiões rurais que estão sujeitas a contraírem esses vermes, essa é uma ideia que não procede, pois mesmo nos grandes centros urbanos isso é possível acontecer.
Esse é um dos problemas em crianças que exige uma atenção especial por parte dos pais e responsáveis, pois nem sempre uma criança com vermes apresenta algum sintoma característico e em outras ocasiões, esses sintomas podem ser confundidos com qualquer outro probleminha mais comum no ser humano. Entre os tipos de vermes mais comuns podemos destacar a Lombriga (Ascaris Lombricoides), facilmente detectado nas crianças, o Trichiurus Trichiura e também o Ancilóstoma Duodenale que precisam ser tratados tão logo forem detectados.
Assuntos deste texto
Sintomas apresentados em Crianças
Quando os sintomas da presença de vermes nas crianças são percebidos podem variar de pessoa para pessoa. Vamos a alguns desses sintomas.
- Dores na região do abdômen
- Presença de gordura nas fezes
- Presença de sangue nas fezes
- Variação na defecação, podendo apresentar diarreia ou intestino preso
- Alteração no apetite – comer demais ou muito pouco
- Coceira na região anal especialmente no período noturno quando os parasitam agem para desovar
- Anemia
- Presença de muco nas fezes
- Eliminação de vermes pelas fezes ou mesmo através de vômitos (situação bastante delicada com perigo de vida para as crianças)
- Coceira na região vaginal (meninas) especialmente durante a noite
- Emagrecimento e desnutrição (situações mais agravantes)
Sintomas em Bebês
De alguma forma, os sintomas que apontam a presença de vermes nos bebês é muito parecido com os sintomas que aparecem em outras crianças de mais idade, mas vamos citar alguns bem característicos dos bebês.
- Pele amarelada
- Presença de vermes nas fraldas do bebê
- Diarreia sem um motivo aparente
- Vômitos constantes
- Cólicas sem um motivo aparente
- Vermelhidão ao redor do ânus provocada pela presença de ovos de parasitas
- Barriga inchada mesmo após uma massagem
- Anemia que é provocada por alguns vermes que se alimentam do sangue no intestino
- Dificuldade para dormir especialmente no período noturno
- Emagrecimento e desnutrição para casos mais graves
Remédios da Farmácia para Crianças
Pessoas mais antigas tem o costume de combater os vermes em crianças com remédios caseiros e, para isso, existem opções bem eficazes, porém não podemos descuidar com esse tipo de problema de saúde e buscar por ajuda médica tão logo for detectado o problema.
Ao visitar o médico, serão feitos alguns exames para detectar o tipo de verme existente na criança e, a partir daí, ministra-se o melhor tratamento com a dose segura para combater o mal sem maiores danos à criança. Na dúvida sobre a infestação, a solução recomendada são os vermífugos e anti-parasitários, mas logo na primeira consulta, certamente o pediatra vai pedir por um exame de fezes para detectar logo o problema.
Entre os medicamentos mais recomendados podemos citar:
Albendazol
Quando se trata de vermífugo, esse medicamento é o mais recomendado pelos médicos uma vez que ele combate vários tipos de parasitas intestinais. O medicamento age na degeneração das células e tecidos dos vermes causando-lhes a morte.
Nota – Esse medicamento só pode ser ministrado para indivíduos acima de 2 anos de idade e quanto a dosagem dependerá da idade de cada indivíduo e do tipo de verme que precisará ser tratado.
Mebendazol
Também bastante conhecido no combate aos vermes intestinais, esse medicamento combate grande parte dos parasitas intestinas mas também é recomendado para indivíduos acima dos 2 anos de idade e quanto a dose a ser ministrada vai depender da idade de cada indivíduo e do parasita a ser tratado.
Remédios da farmácia para bebês
Salvo as exceções, remédios para vermes em crianças só podem ser ministrados a partir dos 2 anos de idade. Porém, quando é necessário combater esses parasitas antes desse prazo, somente o médico pediatra é que poderá aconselhar a melhor solução.
Em geral, uma criança que ainda depende do leite materno, está protegido naturalmente de qualquer infestação, desde que também a mãe esteja em boa condição de saúde, mas não se deve descuidar e a partir de qualquer sintoma, o médico responsável por atender a criança precisa ser visitado.
Após os 2 anos de vida, tudo fica mais fácil, não esquecendo de que apenas o médico pediatra é que tem autoridade para recomendar o medicamento correto com a dose mais segura. Entre esses medicamentos citamos:
Nitazoxanida
Também conhecido por Annita, esse medicamento também combate grande parte dos parasitas intestinais. Esse medicamento pode ser ministrado a bebês a partir de 1 ano de idade com uma dosagem de 7,5 g por kg de peso do bebê, mas quanto a isso, deixamos para o médico responsável.
Mebendazol
Indicado para bebês acima de 2 anos de idade, como já citamos, esse é um dos mais conhecidos no mercado. Quanto a dose recomendada, geralmente é de 100 mg, dua vezes ao dia ministradas por 3 dias seguidos.
Lembrete – Os remédios para vermes em crianças encontrados em farmácia sempre apresentam os efeitos colaterais e algumas contra-indicações, por isso, é muito importante que independente do caso, o médico pediatra seja consultado para recomendar o tratamento correto.