Na busca pelo peso ideal, muita gente gasta seu dinheiro na esperança de encontrar o remédio perfeito para perder peso. Porém, mesmo que se encontre esse remédio milagroso, é importante saber que o verdadeiro sucesso, só se alcança com uma combinação de atividades físicas diárias, uma boa alimentação e então um medicamento correto.
Mas entre tantas alternativas para esses medicamentos encontrados no mercado, o remédio Sibutramina para emagrecer tem tido a grande preferência do público e é sobre esse medicamento que vamos tecer alguns comentários.
Antes ainda de nos referirmos a esse medicamento, queremos adiantar que se não houver uma reeducação alimentar para perder peso, mesmo com um tratamento feito com a Sibutramina, não se alcançará bons resultados, pois a partir do momento em que sessar esse tratamento, o indivíduo vai voltar a engordar.
Assuntos deste texto
O que é essa medicação
A Sibutramina é um medicamento a base de ansiolíticos e anti-depressivos, bastante recomendado para combater a obesidade e facilitar a perda de peso para pessoas que tem uma massa corporal bem acima do normal.
Mas apesar de sua eficácia nos tratamentos, não podemos deixar de lembrar de que esse medicamento tem suas contra-indicações e efeitos colaterais e, por isso, só deve ser usado mediante um acompanhamento médico, pois essa droga é também bastante agressiva.
Esse medicamento atua diretamente sobre o sistema nervoso central estimulando a saciedade. Dessa forma, o indivíduo sente menos fome, come menos e a médio e longo prazo poderá perder muito peso e alcançar seus objetivos.
Esse medicamento é encontrado com formula diferenciada. Cada cápsula de Sibutramina contém 10 mg ou 15 mg de Cloridrato de Sibutramina Monoidratado.
Dosagem de 10mg e 15mg
Em geral, nos tratamentos para perder peso, o médico irá recomendar inicialmente 1 cápsula de 10 mg ao dia e em alguns casos, essa dose poderá ser mudada para 1 cápsula de 15 mg ao dia.
Porém, o tratamento deve ser efetuado com muita cautela, mesmo porquê, a cápsula de 15 mg apresenta maiores efeitos colaterais e também as contra-indicações. Por conta disso, independente de qual é a melhor opção entre as formulas desse medicamento, primeiramente é preciso zelar pela saúde do paciente.
Para fins de esclarecimento, no Brasil a ANVISA proíbe a recomendação médica desse medicamento para mais de 15 mg por dia e agora ele faz parte da lista de Psicotrópicos Anorexígenos com Tarja Preta e Receita Azul Numerada.
Diferença – Se existe diferença entre a Sibutramina 10 mg e a Sibutramina 15 mg, essa diferença fica por conta da quantidade da droga em cada cápsula, pois de qualquer forma, os efeitos negativos sobre o organismo humano são praticamente os mesmos.
Quanto Custa, onde comprar
Em agosto do ano de 2016 a ANVISA no Brasil, suspendeu a comercialização do remédio Sibutramina para perder peso a exemplo do que aconteceu em alguns outros países. Por isso, hoje, esse medicamento não é tão facilmente encontrado.
Para se conseguir o medicamento, primeiramente o indivíduo deverá ir ao médico que irá analisar sua condição física e só vai receitar o medicamento se este de fato for necessário. Daí então é que o medicamento poderá ser buscado em uma farmácia.
Por conta de toda essa dificuldade para se conseguir o medicamento, muita gente, despreocupadas com os perigos desse medicamento, evitam uma consulta médica e buscam logo pelo mercado negro para conseguir a droga, um procedimento que podemos chamar de criminoso tanto por quem vende como por quem compra.
Preço – com uma receita médica o medicamento na sua forma genérica pode ser encontrado a um preço aproximado de R$ 70,00 reais a embalagem com 30 cápsulas de 15 mg.
Já uma embalagem com 30 cápsulas de 10 mg é encontrada por um preço aproximado de R$ 55,00 reais também na sua forma genérica.
Nomes Comerciais encontrados
Alguns nomes comerciais da Sibutramina
- Merídia
- Sibutral
- Saciette
- Vazy
- Biomag
- Plenty
- Reductyl
Contra Indicações, Efeitos Colaterais
Algumas contra-indicações da Sibutramina 15 mg – a Sibutramina 15 mg não é recomendada para pacientes como:
- Pessoas com mais de 65 anos de idade
- Pessoas com histórico de Diabetes Mellitus tipo 2 associada a Pressão alta
- Pessoas que sofrem com a Angina
- Pessoas com Insuficiência Cardíaca Congestiva
- Pessoas com doenças cérebro-vascular
- entre outras
Efeitos colaterais que a Sibutramina 10 mg e 15 mg pode apresentar
- Aceleramento nos batimentos cardíacos
- Vermelhidão na pele
- Ondas de calor
- Delírios
- Aumento da pressão arterial
- Palpitações
- Dor de cabeça
- Ansiedade
- Alterações nas papilas gustativas
- Crises de sudorese
- entre outros efeitos
Quando bem recomendado, por um médico especializado, e se o tratamento for seguido corretamente, o remédio Sibutramina para perder peso, apesar dos efeitos colaterais ainda pode ser considerado seguro no tratamento para emagrecer.
Sempre em uma prescrição médica desse medicamento para emagrecer, o profissional médico vai acrescentar um programa de reeducação alimentar e também conselhos para atividades físicas para seus pacientes.
Muita gente já está consciente de que medicamento algum sozinho pode fazer milagres e os hábitos de um viver saudável pesam muito para quem quer ter um corpo perfeito.
Atenção – ainda mais perigoso do que o uso desse medicamento sem uma prescrição médica é o seu uso acompanhado com outros medicamentos como é o caso das Anfetaminas.
Cuidado, pois se algum médico por acaso lhe sugerir essa combinação de medicamentos, pense 5 vezes antes de aceitar a recomendação.