Contrair uma doença infecciosa pode ser fácil, basta nos encontrarmos com o sistema de defesa do organismo desguarnecido. Pessoas que no seu dia a dia frequentam ambientes poluídos ou quem sabe, trabalham em ambientes fechados, podem facilmente contrair uma doença infecciosa e ainda tem a questão da convivência com pessoas contagiadas.
Dentre essas doenças encontramos a Sinusite, que apesar de não ser contagiosa, pode ser bem comum no ser humano sem que ele se dê conta disso, até que surjam os sintomas mais complicados.
Assuntos deste texto
O que é
A Sinusite é uma inflamação dos seios nasais geralmente causada pelo vírus Influenza, mas também pode se originar devido a presença de bactérias que se encontram nas secreções nasais e ficam presas no interior dos seios da face.
A Sinusite pode ser dividida em vários tipos dependendo de como ela se manifesta, sintomas que apresenta e a sua causa.
- Sinusite Unilateral – quando a doença afeta os seios nasais de um lado do rosto apenas,
- Sinusite Bilateral – nesse caso, a doença compromete os dois lados do rosto,
- Sinusite Aguda – esse é o tipo de Sinusite que tem duração menor do que 4 semanas e, nesse caso, geralmente ela é produzida por vírus,
- Sinusite Crônica – quando a doença tem uma duração que se estende muito além de 30 dias, doença provocada por bactérias. Nesse caso, algumas pessoas convivem por muitos anos com a doença com crises intermitentes.
Além disso, precisamos então classificamos a Sinusite pode ser de origem bacteriana, viral, ou ainda devido a reações alérgicas.
Sintomas Apresentados
Os sintomas da Sinusite podem facilmente serem confundidos com os sintomas de uma Alergia, ma se persistirem por mais de uma semana, é melhor buscar por uma orientação médica. Entre esses sintomas podemos destacar:
- Secreção nasal muito espessa e amarelada com sensação de peso no rosto – pode-se dizer que esse é o principal dos sintomas,
- Dor de cabeça – esta pode estender-se para os olhos e nariz,
- Dor de garganta,
- Dificuldades de respirar pelo nariz,
- Mau-hálito,
- Tosse que tende a se agravar no período da noite
- Febre acima de 38º C (sinusite causada por bactérias)
- Tonturas – (Sinusite causada por bactérias)
- Secreções nasais de cor amarelada para cor esverdeada (Sinusite causada por bactéria).
Remédio Tylenol Sinus
O Tylenol Sinus é um remédio para Sinusite muito recomendado pelos médicos, pois trata-se de um medicamento com ação analgésica e antitérmica muito eficaz no alívio dos sintomas da Sinusite e doenças relacionadas ao sistema respiratório.
Substância ativa desse medicamento – cada comprimido contém 500 mg de Paracetamol e 30 mg de Cloridrato de Pseudoefedrina.
Como usar esse medicamento – esse medicamento é recomendado para crianças acima de 12 anos e adultos. A dose geralmente recomendada pelos médicos é de 2 comprimidos a cada 4 ou 6 horas, conforme a recomendação médica.
Efeitos adversos desse medicamento – geralmente, esse medicamento é bem tolerado pelo organismo, mas podem surgir sintomas como tonturas, nervosismo e insonia. Nesse caso, o tratamento deve ser descontinuado e médico precisa ser avisado para trocar o tratamento.
Contra-indicações – esse medicamento não é recomendado nas seguinte situações:
- em caso de sensibilidade ao Paracetamol ou a Pseudoefedrina,
- Para pacientes com problemas cardiovasculares,
- Para pacientes com pressão alta,
- Pessoas com distúrbios da tireoide,
- Para diabéticos,
- Pessoas com dificuldades para urinar,
- Pessoas com complicações na próstata.
Preço desse medicamento – a cartela com 24 comprimidos de Tylenol Sinus tem um valor aproximado de R$ 17,00 reais.
Remédio Terfenadina
A Terfenadina é mais uma opção em medicamento para tratar as doenças causadas por manifestações alérgicas. Trata-se de um medicamento com ação anti-histamínica que confere bons resultados nos tratamentos de rinite e outras complicações alérgicas.
Substância ativa do medicamento
- Comprimidos – cada comprimido contém, 60 mg ou 120 mg de Terfenadina,
- Suspensão oral – cada 5 ml da suspensão oral contém 30 mg de Terfenadina.
Como usar esse medicamento
- Crianças com mais de 12 anos de idade e adultos – recomenda-se a ingestão de 1 comprimido de 60 mg ou 10 ml da suspensão oral pela manhã e também à noite. Ou então 1 comprimido de 120 mg no horário da manhã.
- Para crianças menores de 12 anos de idade – a recomendação é de 1 mg por kg de peso a cada 12 horas.
Efeitos adversos – esse medicamento pode apresentar uma variedade de efeitos adversos, por isso, precisa ser usado com muita cautela e sempre sob a supervisão de um médico responsável.
Preço desse medicamento – o valor desse medicamento varia de acordo com a sua apresentação.
Azitromicina 500 Mg
Mais uma opção como remédio para Sinusite, a Azitromicina 500 mg é um antibiótico indicado em tratamentos para doenças infecciosas do aparelho respiratório inferior e superior, além de outras doenças infecciosas.
Substância ativa desse medicamento – cada comprimido revestido contém 500 mg de Azitromicina.
Como usar esse medicamento – em tratamentos para adultos, geralmente é recomendado 1 comprimido de 500 mg ao dia por um prazo de 3 dias. Já para tratar de crianças, a recomendação é que elas sejam avaliadas com cuidado e em geral a dosagem é baseada no peso de cada criança.
Efeitos adversos desse medicamento – os efeitos adversos mais comuns desse medicamento são:
- Náuseas,
- Vômitos,
- Cólicas,
- Diarreia.
Preço desse medicamento – a cartela com 5 comprimidos revestidos de Azitromicina 500 mg tem um valor aproximado de R$ 39,00 reais.
Nebulização com Eucalipto
Ainda mais uma opção em remédio para Sinusite é o tratamento feito com a nebulização com Eucalipto. Não é de hoje que se conhece as propriedades medicinais do Eucalipto que faz dele um excelente aliado da saúde dos pulmões.
Prepare um chá feito com algumas folhas da planta e 1 litro de água. Coloque a água para ferver com as folhas de eucalipto por alguns minutos.
Retire do fogo e transfira para uma bacia e então, cubra a cabeça com uma toalha para fazer a inalação. Esse tratamento deve ser feito preferencialmente no período da noite.