Sentir dor de barriga é muito comum e qualquer pessoa pode passar por esse desconforto. Essas dores podem ser causadas por fatores variados, a começar pelos alimentos que nem sempre são os mais recomendados para a saúde que acabam trazendo algum desconforto para o aparelho digestivo e consequentemente as dores de barriga.
As dores quando são passageiras não são motivos para preocupação. Porém, quando elas acontecem e o desconforto persiste por mais de 1 dia, é preciso se preocupar, pois isso pode ser sintoma de algo mais complicado que está acontecendo.
Sendo assim, é preciso buscar por ajuda médica que depois dos exames necessários apresentará o diagnóstico e oferecerá um remédio para dor na barriga mais seguro.
Assuntos deste texto
O que causa o mal estar
Entre as causas mais comuns da dor de barriga podemos citar:
- Excesso de gases intestinais – podemos dizer que é a principal das causas, porém, nesse caso, esse transtorno também pode ser sintoma de Intolerância a Lactose ou Síndrome do Intestino Irritável, que são complicações sérias,
- Decorrente de uma má digestão – nesse caso, causada por alimentos impróprios para o organismo,
- Gastrite ou úlcera gástrica – essa doença apresenta como sintoma uma forte dor na barriga e geralmente acontece depois que se ingere alimentos picantes ou gordurosos,
- Refluxo gastroesofágico,
- Problemas no útero ou ovários (mulher),
- Vermes intestinais,
- Complicações na vesícula ou pâncreas,
- Câncer no estômago ou no intestino,
- entre outras causas.
Suco de Limão
O suco de limão é o remédio para dor de barriga mais indicado, pois a reação é quase que imediata. Porém para que esse remédio possa valer, não deve ser ingerido com açúcar ou adoçante.
Precisamos entender que o limão apesar de ser uma fruta extremamente ácida, ao ser ingerido se torna alcalino, o que favorece o pH do sangue e também a digestão. Mas se for ingerido com açúcar, ele se torna até mesmo nocivo, pois seus benefícios são anulados e sua acidez vai trazer muitos males ao organismo.
Como usar o suco de limão – para quem desejar usar o suco, é muito simples, basta providenciar um copo com água, espremer o suco de 1 limão e ingerir em seguida.
Usando esse suco todos os dias, além dos benefícios para melhorar a digestão, este pode favorecer a perda de peso, pois ele ajuda a desintoxicar o organismo.
Erva Cidreira e Funcho
O chá preparado com a combinação de erva cidreira e funcho é uma ótima opção como remédio para combater os gases intestinais que podem ser as causas da dor de barriga.
Como preparar o chá – providencie 1 colher (sopa) de Erva Cidreira e mais 1 colher (sopa) de Funcho que deverão se adicionadas a 200 ml de água fervente. Deixe o chá agir por 10 minutos em um recipiente fechado e depois coe e beba ainda quente.
Use esse chá pelo menos 2 vezes ao dia, sempre antes das principais refeições.
Nota – esse mesmo chá pode ser preparado em maior quantidade e ser usado como suco para ingerir durante o dia intercalando com a água pura. Nesse caso, é só preparar o chá na quantidade desejada e depois colocar em recipiente de vidro e leva ao refrigerador para resfriar.
Remédio Dimeticona
O Dimeticona é um remédio para dor de barriga encontrado nas farmácias e drogarias. Este medicamento é indicado especialmente para combater a Flatulência, ou seja o excesso de gases que podem causar as dores de barriga.
Substância ativa desse medicamento
- Dimeticona comprimidos – cada comprimido contém 40 mg de Dimeticona,
- Dimeticona gotas – cada ml da solução (30 gotas) contém 75 mg de Dimeticona.
Como usar esse medicamento
- Comprimidos – a recomendação é de 1 comprimido de Dimeticona 3 vezes ao dia sempre antes das refeições.
Gotas
- Crianças e lactantes – 4 a 6 gotas, 3 vezes ao dia,
- Crianças até 12 anos de idade – 6 a 12 gotas, 3 vezes ao dia,
- Crianças acima de 12 anos de idade e adultos – 16 gotas, 3 vezes ao dia.
Efeitos adversos desse medicamento – A Dimeticona não é absorvida pelo organismo, pois age diretamente no aparelho digestivo e daí é eliminada pelas fezes. Mas em alguns casos pode ocorrer Diarreia leve, palpitações e talvez outras reações e, nesse caso é preciso buscar por orientação médica.
Contra-indicações desse medicamento – o Dimeticona não deve ser utilizado por pessoas com sensibilidade a fórmula. Além disso, não deve ser ingerido por pacientes com suspeita de perfuração ou obstrução intestinal.
Preço desse medicamento – a cartela com 20 comprimidos de Dimeticona tem um valor aproximado de R$ 19,00 reais.
Carvão Vegetal Ativado
O Carvão Vegetal Ativado é mais um medicamento bastante recomendado para tratar dos problemas digestivos que causam as dores de barriga. Esse medicamento é encontrado em forma de cápsulas ou comprimidos e e bastante recomendado para combater os gases intestinais e as dores abdominais.
Substância ativa – a substância ativa desse medicamento é o próprio Carvão Vegetal.
Como usar esse medicamento – em geral, a recomendação médica é de 1 a 2 cápsulas do Carvão Vegetal, 3 vezes ao dia. O medicamento deve ser ingerido com água ou suco de fruta.
Efeitos adversos – entre os efeitos adversos mais comuns que esse medicamento pode apresentar estão:
- Escurecimento das fezes,
- Diarreia,
- Prisão de ventre,
Além disso, esse medicamento não deve ser ingerido junto com outros medicamentos. Por isso, aconselha-se usar o Carvão Vegetal pelo menos 2 horas após a ingestão de outros medicamentos.
Preço desse medicamento – esse medicamento é distribuído por empresas variadas, por isso, também o seu valor pode variar tanto pela marca como por conta de sua apresentação.