Se você está pensando porque ‘Minha Menstruação Não Para‘, vamos aqui deixar algumas informações que provavelmente irão te ajudar a tirar muitas dúvidas, e ficar mais atenta a alguns sintomas.
A menstruação foi sempre motivo de preocupação para as mulheres, pois enquanto algumas se preocupam porque ela não vem, outras se preocupam com o fato de ela vir intensa e por um período prolongado, fora do normal.
O fato é que Erica Mantelli, obstetra e ginecologista, ‘quando a saúde da mulher está em dia, a menstruação está regular’. É importante estar atenta ao ciclo menstrual, e se algo muda é sinal de que algo está errado, e motivo para consultar um especialista.
Assuntos deste texto
Possíveis Causas
Quando o fluxo menstrual não para e até aumenta ou permanece de maneira intensa, é sintoma de alterações estruturais uterinas ou alterações hormonais.
Não existem muitas complicações em determinar o diagnóstico pois geralmente acaba acusando mioma, pólipo endometrial ou aumento anormal das células que revestem a parte interna do útero, ou ainda a conhecida adenomiose que é o crescimento de tecidos endometriais fora do útero.
Nos casos de endometriose, geralmente o sangramento excessivo vem acompanhado de cólicas fortes e intensas.
Pode ainda ter outras causas como:
- Uso de DIU, especialmente o de cobre sem hormonio
- Uso de alguns medicamentos como os anticoagulantes, antiiflamatórios
- Inflamações pélvicas
- Gravidez ectópica
- Aborto espontâneo
- Menopausa
Dá para Regular o ciclo?
Apesar de a menstruação ser algo incômodo para a maior parte das mulheres, também é algo que indica que o sistema reprodutor está em pleno funcionamento.
Normalmente o ciclo se completa em 28 dias quando desce a menstruação, e pode sangrar de 3 a 7 dias o que é normal, mas existem mulheres com ciclos diferentes e o sangramento pode durar por mais tempo também.
No entanto, quando o sangramento é muito prolongado, a mulher deve buscar o auxílio médico que irá descobrir a verdadeira causa, e iniciar o tratamento adequado para a solução do problema.
O que geralmente vai acontecer é de o médico receitar um contraceptivo a base de hormônio, geralmente a progesterona, durante um determinado período.
Além disso, ainda podem ser receitados antiinflamatório não esteroide para colaborar na redução da perda de sangue e suplemento de ferro para combater a anemia causada pelo excesso de perda de sangue.
Importante – Não dá para parar a menstruação num ‘passe de mágica’, primeiro porque não fará bem a saúde da mulher e segundo que não existe um medicamento que faça isso assim, ‘num piscar de olhos’.
Regulador Menstrual – Cicloprimogyna
À base de Valerato de estradiol e Levonorgestrel, este regulador Cicloprimogyna é indicado para terapia de reposição hormonal e alívio dos sintomas da menopausa. É ainda indicado para alterações no ciclo menstrual. E deve ser utilizado somente sob critérios médicos.
O uso deste medicamento deve ser criteriosamente sob orientação médica, mas geralmente é o que está na posologia da bula que será seguida.
Numa cartela de 21 pílulas sendo 11 brancas e 10 pardo avermelhadas, deve ser tomada uma pílula a cada dia, seguindo a sequência numérica, até o final da cartela, e então deverá ser dado um intervalo de 7 dias para começar uma nova cartela.
Traz um preço médio de 7 a 11 reais.
Primosiston para a Menstruação
Tendo como princípios ativos o Acetato de noretisterona e etinilestradiol, o medicamento é indicado no tratamento de hemorragia uterina disfuncional e antecipação e retardamento da menstruação.
O medicamento deve ser administrado de acordo com prescrições médicas, e cada comprimido deve ser engolido inteiro com pequena porção de líquido.
Normalmente, a posologia é de 1 comprimido de 3 a 4 vezes ao dia e deve ser mantido durante 10 dias. A hemorragia deverá cessar em 1 a 4 dias, se estiver associada a alguma lesão orgânica, mas pode acontecer exceções de levar até 5 a 7 dias para cessar.
Caso aconteça de não cessar o sangramento com a ingestão desse medicamento, é aconselhado procurar o médico sem perda de tempo, pois provavelmente será necessário tomar outras medidas.
Deve ser comunicado o médico também, se acontecer de após ter parado o sangramento, voltar a sangrar mesmo tomando o medicamento.
O preço deste medicamento pode variar de 7 a 21 reais mais ou menos.
Pilulas Anticoncepcionais sem Interrupção
As pílulas anticoncepcionais sem interrupção podem ser uma solução para muitas mulheres. E segundo especialistas, especialmente em casos de menstruação abundante e por muito tempo, que são provocadas por problemas de desequilíbrio hormonal ou problemas como miomas, endometriose e outros.
À base de progesterona ou talvez com o estrogênio junto, essas pílulas simplesmente interrompem a menstruação, que só voltará a descer, caso haja interrupção do uso do medicamento.
Mesmo assim, jamais deverá ser usado sem um diagnóstico médico que indicará o que será melhor em cada caso.
Este é um método de custo bastante baixo, mas é preciso ser usado com muita cautelam uma vez que pode causar danos como trombose, e não deve ser usado por mulheres com disfunção na coagulação do sangue.
Com o uso constante dessa pílula irá acontecer a diminuição do fluxo menstrual.
Então é isso, agora você já está com muitas informações sobre seu questionamento ‘Minha Menstruação Não Para‘, o que fazer? O primeiro passo é de fato, buscar orientações médicas.