Olá, hoje vamos falar um pouquinho para você que é mamâe ressente ou que está prestes a ser, e está ansiosa, querendo saber de tudo ao mesmo tempo, antes que seu bebê chegue. E que tal o tema CONCHAS de amamentação? Sugestivo né? Quase todas as mamães vão precisar disso um dia.
E vamos começar determinando o que são essas conchas para que você entenda melhor. Bom são aparelhos tipo conchas mesmo que são feitos de plástico ou silicone e devem ser usados por debaixo do soutien com a intenção de ajudar na amamentação. O pior´é que geralmente são itens que estão nas listas de enxoval.
O fato é que não ajudam e acabam sim atrapalhando ainda mais. A ideia é que estas conchas ajudem na formação do biquinho do seio durante a gestação e após o parto ajudem armazenando o leite excedente. Mas o fato é que quando o bebê vai mamar, ele acaba pegando toda a auréola do seio e não somente o bico, e portanto não há necessidade de fazer o bico.
Assuntos deste texto
Para quê Servem?
Como já disse, a intenção é justamente de ajudar nos seguintes pontos:
- Correção do mamilo para fins estéticos
- Armazenar o leite que vaza
- Proteger o mamilo, seja este saudável ou com fissuras
- ajudar a corrigir mamilos invertidos ou planos
Há quem diga que também mantém os seio arejados, evita o contato do seio com o soutien e é higiênico e esterelizável, além de que evita o vazamento do leite na roupa, evitasndo constrangimentos.
Modelos de Concha disponíveis
Existem várias marcas no mercado que oferecem diferentes modelos como de :
Base rígida – Diz ser a melhor para ajudar na ciorreção do bico do seio e indicada para mulheres que tem bico invertido, curto ou plano, evitando que as mães sintam dores e desconfortos na amamentação.
Base flexível – estas são indicadas para o momento da amamentação, proteger os seios quando rachados e também para armazenar o excesso de leite que vaza.
*É importante dizer que o leite ali armazenado jamais deverá ser aproveitado para alimentar o bebê noutro momento, e deve ser imediamentamente descartado ou jogado fora.
Com orifícios pequenos – Para mães que trazem o bico do seio menor e que por conta de fissuras estas conchas evitasm que os seios encostem na roupa, mantendo-os arejados e sem aquela dor inconveniente.
Com orífícios maiores – estes trazem o mesmo fim das de orifícios menores, somente que são adaptadas para mulheres que possuem o bico do seio maior.
Como deve ser uma concha
Alguns fatores contribuem para melhores cuidados como:
- Estas devem ser transparentes – justamente para que seja facilitado o controle de higiene e cosnervção. É de suma importância que seja completamente higienizada e para isso deve ser fervida diariamente.
- Devem ter orifícios para ventilação – só pelo fato de serem de plástico a silicone, já acabam abafando e aquecendo a região do seio, e para amenizar isso, é necessário que tenham orifícios para ventilar o mamilo evitando assim a proliferação de fungod e bactérias nocivas como a Cândida e ainda outros malefícios.
- Devem ter o furo na medida certa – O orifício onde é colocado o bico do seio não pode ser muito pequeno, e para ser mais correto é preciso que a auréola do mamilo também fique para fora, evitando dor e machucados.
Como usar, Higienizar
Para usar este elemento não existem muitos segredos, mas vamos lá:
- Você deverá encaixar no seio por baixo do soutien
- Seu uso poderá começar muito antes do bebê nascer, ainda na gravidez
- Quando for amamentar, sempre o coloque por alguns minutos antes de amamentar
- Nunca use conchas rígidas ou com orifíciops pequenos por mais de 3 horas
- Descarte o leite que ficou armazenado nela
- Não aperte muito para não machucar o seio
Os cuidados de higiene devem ser rigorosos e diariamente. A melhor maneira de esterelizar este elemento é fervendo-o.
Quanto Custam, e como escolher
Para escolher a concha certa, não existem muitos segredos e você só precisa escolher o modelo que a deixe mais confortável. É importante respeitar o formato no seio seio, o tamanho e a sensibilidade, e também o seu tipo de bico ou mamilo.
Outros cuidados que você deve ter, é que a concha deve ser transparente e com orifícios para ventilação. O orifício para o bico do seio deve ser de tal tammanho que possa passar também parte da aoréola.
As conchas flexíveis só servem para proteger o seio e armazenar o leite, já se a inteção é corrigir o mamilo, será melhor optar pelas mais rígidas.
Cuidados
*Quando a concha é usada durante muito tempo, poderá acontecer de deformar o bico do seio, deixando-o alongado, e não voltando mais ao normal, e também pode acontecer de feromar o seio, especialmente se esta for muito apertada.
*Essas conchas nunca devem ser usadas o dia todo, e sim no máximo umas 3 horas por dia, e alguns minutos antes de amamentar. Nunca queira dormir com elas, pois além do desconforto, fará muito mal.
*Nem sempre as conchas vão resolver a correção do bico do seio, e acontece muito de não surtir nenhum efeito. Por outro lado, cuidado com conhcas muito apertadas, pois elas fazem mal aos seios e como já disse não durma e não fique muito tempo com elas. Ok?