Um dos perigos que as moscas podem oferecer aos homens e também para os animais é a transmissão dos ovos de larvas no momento da picada. Porém, isso acontece apenas com a ação da mosca denominada Varejeira.
Com os ovos depositados logo abaixo da pele depois da picada, em poucos dias eles se desenvolvem e dão origem as larvas que crescem e se transformam no Berne propriamente dito.
Assuntos deste texto
O que é Berne
O Berne é bastante conhecido nas regiões rurais e costuma atacar o gado bovino, cães e os humanos. Esse perigo é mais constante nos dias quentes de verão, mas mesmo nos meses de inverno quando a temperatura não é muito baixa, existe o perigo de ser atacado pelas moscas transmissoras do berne.
Em geral, a mosca pica a sua vítima para daí então depositar os ovos que darão origem ao berne, mas também ela pode aproveitar algum tipo de ferimento aberto para depositar os ovos com mais facilidade.
Depois de se colocar sob a derme, logo abaixo da pele, o berne começa a se alimentar do tecido vivo de seu hospedeiro, seja o homem ou um animal. Quanto a sua posição, a parte respiratória que denominamos de Espiráculo fica voltada para o lado exterior da pele, justamente para facilitar a respiração, enquanto que a sua boca fica imersa na derme permitindo que a larva se alimente.
A Dermatobia Hominis, também conhecida como a “Mosca do Berne” possui a cabeça com parte superior e olhos marrons avermelhados enquanto que a parte central de seu corpo apresenta a cor castanha. O aparelho bucal é atrofiado, o tórax é cinza e o abdômen apresenta um azul metálico.
A mosca com cerca de 12 mm de comprimento tem as asas grandes na cor castanha.
Sintomas Observados
Os sintomas mais comuns de que a pessoa está com um berne no corpo começam a aparecer depois de 2 ou 3 dias do contágio, são eles:
- Coceira no local que pode ser leve ou mais intensa,
- Vermelhidão na pele,
- Sensação de que existe um corpo estranho andando debaixo da pele,
- presença de um líquido amarelado e até mesmo sangue na ferida,
- Muita dor,
- Fisgadas e ferroadas.
Tirar com Esparadrapo
Uma forma muito simples de agir para quem deseja saber como tirar berne da pele é usar um pedaço de esparadrapo. O berne para sobreviver precisa respirar, e isso acontece somente se existir a ferida aberta no local onde ele se encontra.
Por isso, quando o berne está alojado na cabeça, por exemplo,se usarmos um chumaço de algodão colocado sobre o ferimento e aplicarmos um esparadrapo sobre ele, certamente vai dificultar a respiração para o berne. Este então vai tentar sair e ficará preso enrolado ao algodão.
Depois de aproximadamente 3 horas, é só remover o esparadrapo que vamos perceber que o berne está preso na armadilha. Feito isso, basta passar um medicamento desinfectante sobre o ferimento e o problema estará resolvido.
Nota – se acaso o berne está localizado na barriga, ou nas costas ou ainda, quem sabe na perna é até mais fácil. Nesse caso, pelo fato de a pele ser mais elástica, basta colocar o esparadrapo sobre a pele, sem a necessidade do algodão e os efeitos serão os mesmos.
Remédio Ivermectina para Matar
Outra alternativa para quem deseja saber como tirar berne da pele é usar o remédio Ivermectina. Esse remédio é composto por um fungo denominado Streptomyces com ação Anti-helmíntica.
O medicamento é indicado para humanos e também para animais é muito eficaz no combate as larvas de moscas, ácaros, carrapatos, piolhos e outros insetos.
A Ivermectina é encontrada no mercado na forma oral ou injetável e tem um tempo de ação de até 30 dias.
Como usar a Ivermectina – por se tratar de um medicamento para tratar diversos tipos de infestações, a forma de usar a Ivermectina deve ser orientada por um profissional da saúde.
Efeitos colaterais desse medicamento – o uso oral de Ivermectina pode causar efeitos colaterais como:
- Dor de barriga,
- Perda de peso,
- Vômitos,
- Sonolência,
- Vertigens,
- Tremores,
- Diarreia,
- entre outros efeitos.
Contra-indicações – o Ivermectina é contra-indicado nas seguintes situações:
- Para mulheres em período de gestação,
- Para mulheres que estão amamentando,
- Para crianças menores de 5 anos de idade,
- Para pessoas sensíveis a fórmula da Ivermectina,
- Para pessoas com Asma ou Meningite.
Como espantar Moscas
Apesar de existir no mercado alguns inseticidas bastante eficazes para combater e manter os insetos transmissores do berne bem afastados, também podemos preparar um inseticida mais natural e evitar possíveis danos a saúde.
Para preparar esse inseticida será preciso os seguintes ingredientes:
- 30 gramas de cravo da índia,
- 30 gramas de canela em rama,
- 1 litro de álcool de cereais,
- 1 litro de água pura,
- 3 colheres de vinagre de maçã,
- 50 ml de óleo de Neem que pode ser encontrado na farmácia de produtos naturais.
Para preparar esse inseticida, proceda da seguinte forma – reúna todos os ingredientes e bata no liquidificador por aproximadamente 5 minutos até se obtenha um líquido de cor amarronzado.
Feito isso, reserve em um recipiente bem fechado e bem refrigerado por um prazo de 7 dias para que possa agir e o óleo da canela e do cravo da índia se desprendam. Depois disso, coe a mistura e transfira tudo para um borrifador de qualidade.
Atenção – nos 3 primeiros dias, é preciso agitar bem o borrifador para misturar bem a fórmula. A partir disso, o seu inseticida natural para espantar as moscas do berne e outros insetos estará pronta para uso.
Esse inseticida pode ser aplicado no próprio corpo servindo de repelente ou então nos animais domésticos, não esquecendo que estes quando ficam tempo sem tomar banho também atraem as moscas.
Aproveite para borrifar sobre os vasos de plantas e outros locais onde possa existir larvas do mosquito da Dengue.