Se a saia é comprada pronta, é bem provável que você precise acertar a barra, especialmente se ela for longa. E é ai que vale a pena saber Como fazer Barra de Saia Original, para deixar o visual perfeito.
Existem alguns truques práticos que podem ser usados em qualquer modelo de saia das curtas as longas, das jeans aos modelos sociais, mas são muito fáceis e qualquer uma poderá fazer.
E com certeza, vale a pena você saber fazer, pois evitará o transtorno de ter que correr atrás e pagar para alguém arrumar a barra da sua saia.
Assuntos deste texto
Se é Saia Jeans
As saias jeans estão com tudo para a moda atual, e surgem das minis as longas, com cortes e recortes, botões e zíperes, e tantos outros detalhes que deixam uma mais linda do que a outra.
Bom a barra original precisa manter todas as características da peça, desde a lavagem até o resto. Então:
- Vista a saia que deseja cortar a barra e marque a altura que deseja deixar.
- Tire, coloque sobre uma mesa, e com uma caneta e régua, risque cuidando para acompanhar o formato da barra original. Caso tenha formato abaulado, este deverá permanecer mesmo depois de cortado o pedaço necessário. Então com ajuda de uma fita métrica ou régua, meça a partir da barra em toda a extensão da barra.
- Marque também a partir da barra original, 1 cm para cima.
- Corte a barra nesses riscos.
- Agora pegue a barra original e tire o pesponto.
- Aquela sobra de 1 cm vire para dentro e acerte bem para ficar parecendo um viés.
- Passe para assentar.
- Embuta na barra da saia e fixe com alfinetes pegando por igual a parte de cima e a de baixo.
- Alinhave.
- Costure na máquina com fio de pesponto ou fio duplo.
Saia Social
Já a saia social exige um cuidado bem maior, pois geralmente a barra é feita a mão para ficar imperceptível do lado direito da peça.
Da mesma forma os tecidos também são mais finos e exigem atenção. E claro que cada modelo de saia requer alguns truques diferenciados para garantir um acabamento perfeito.
Algumas saias como a lápis e reta, trazem a barra simplesmente reta e não existe segredo, é só marcar, dobrar, vincar com o ferro e com a ajuda de uma agulha muito fininha e fio na cor.
Já as saias godês, por exemplo, exigem pequenas preguinha na parte dobrada para se ajustar ao restante da peça.
Então:
- Vista a peça, marque a altura da barra desejada, risque e corte.
- Lembre-se de sempre deixar a sobra além do comprimento que será para dobrar para dentro, pelo menos uns 3 a 5 centímetros.
- Dobre e passe bem com o ferro para marcar a barra.
- Toda a barra deverá ficar na mesma medida.
- Faça um nozinho na ponta da linha.
- Começe numa costura e vá pegando fios muito fininhos da parte da saia passando a agulha com o fio sem puxar e prendendo na barra como se estivesse alinhavando.
- É preciso deixar o fio soltinho para os pontos não aparecerem puxados do lado direito.
- Sempre prendendo a barra no restante da peça.
- Caso seja um modelo godê deverá fazer pequenas preguinhas de distância em distância para que esta se ajuste.
Saia Jeans
Existem modelos de saias jeans que pedem a barra feita na máquina com pesponto, e podem ser bem estreitas ou até maiores, dependendo do modelo.
Mas também existem modelos de saias jeans que ficam muito elegantes com a barra invisível, esta feita a mão. E a escolha vai é do gosto e se é para ocasiões mais elegantes, depende dos critérios.
Barra da saia Feita a Mão
Bom, como já disse, a barra feita a mão é também conhecida como barra invisível, pois é feita do lado avesso da peça, com linha e agulha muito fina e sem puxar o fio para não aparecer nada do lado direito.
Esse tipo de barra garante um visual mais limpo e consequentemente mais elegante e refinado. Por isso tão usado em vestidos finos de festa, saias e outras peças mais elegantes.
Existem diferentes jeitos de fazer a barra a mão, podendo ser em pontos de alinhavo invisível, ou pé de galinha que é aquele que prende um ponto rente a borda e o próximo mais para baixo.
Mas também existe aquele tipo de barra que é invisível tanto por dentro como por fora, sendo que os pontos ficam entre a parte da barra e a peça, pegando fiozinhos muito delicados do tecido para não marcar.
Saia de malha
A malha traz a vantagem de não precisar dobrar a beirada do tecido para a barra, pois não desfia como outros tecidos.
Então, você poderá escolher tanto fazer a barra na máquina como à mão, dependendo da peça, se esta é de maior requinte ou mais casual. Digo isso, porque hoje até a malha tem entrado em looks de maior requinte.
Mas enfim:
- Corte a barra
- Dobre e passe para marcar
- Se precisar junte a malha e acente com o ferro em cima para não ficar alargada a borda
- Agora é só costurar
Bom é isso, agora você já tem uma noção de Como fazer Barra de Saia Original, e percebe que só precisa ter um pouco de paciência para seu trabalho ficar maravilhoso.