Chá para Tosse Com Catarro Indicações, Tratamento

Pouca gente se dá conta disso, mas a tosse é uma reação natural do organismo. Trata-se de um mecanismo de defesa para eliminar as secreções do sistema respiratório que surgem sempre que existe um quadro de inflamação nos pulmões ou brônquios.

Quando a tosse surge acompanhada de catarro, isso pode ser sintoma de Pneumonia, Asma ou Sinusite. Mas também pode ser algo ainda mais sério como a Tuberculose.

Assuntos deste texto

Sintomas apresentados

A Tosse com catarro que também podemos chamar de Tosse Produtiva tem a vantagem de ser expectorante, e o catarro expelido pode apresentar uma cor amarelada, claro, espesso, branco, verde e algumas vezes até acinzentado.

Diferente da tosse seca, a tosse com catarro não é irritativa, mas trata-se de uma infestação por vírus ou por bactérias e, nesse caso, é preciso logo descobrir as causas para começar um tratamento adequado.

Por vezes, um tratamento a base de chá para tosse com catarro, pode ser o suficiente para combater o problema, porém, se o processo inflamatório está mais adiantado, além do chá será preciso usar ainda, algum tipo de remédio anti-inflamatório de farmácia.

Chá de Orégano

O Orégano é um dos remédios encontrados na natureza que pode ser preparado na forma de chá para tosse, lembrando que um dos maiores benefícios dessa planta é fortalecer o sistema imunológico e auxiliar no combata às infecções virais e bacterianas que atacam o sistema respiratório.

A erva é rica em vitaminas e minerais e, além disso, possui algumas propriedades medicinais que fazem da planta um ótimo aliado da saúde humana.

Como preparar o chá – coloque 1 colher (sopa) de folhas de orégano frescas ou secas em uma xícara. Em seguida, despeje água quente dentro da xícara e abafe para não deixar sair o vapor.

Aguarde pelo menos 5 minutos e depois coe para beber em seguida. Beba pelo menos 3 xícaras desse chá durante o dia, especialmente à noite antes de ir para a cama.

Efeitos adversos do orégano – o orégano pode apresentar alguns efeitos adversos, especialmente se for ingerido em excesso. Veja alguns desses efeitos.

  • Preparo para cirurgia – pessoas que precisam passar por uma cirurgia devem parar de usar o chá de orégano algumas semanas antes, pois seus efeitos podem influenciar negativamente na cura das células e tecidos que forem danificados durante a cirurgia.
  • Alergias – isso acontece se o indivíduo apresenta alguma sensibilidade a composição dessa planta.

Contra-indicações – mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez ou ainda que estejam amamentando não devem ingerir esse chá. Além disso, crianças com menos de 6 anos de idade também não devem fazer uso desse chá.

Chá de Tomilho

Mais um chá para tosse com catarro, o chá de é considerado um poderoso antibiótico natural indicado para combater as doenças do aparelho respiratório, tais como a Gripe, Bronquite e até mesmo a Pneumonia. A erva também apresenta algumas substâncias calmantes do sistema nervoso e com isso controlam a ansiedade e o estresse.

Como preparar o chá – coloque 2 colheres (café) de tomilho seco numa xícara e cubra com 200 ml de água fervente. Deixe agir por alguns minutos e depois coe e beba adoçado com mel.

Nota – esse chá também é bastante eficaz em tratamentos de pele, pois oferece alguns antioxidantes com poder para rejuvenescer as células do corpo.

Contra-indicações – esse chá é desaconselhável nas seguintes situações:

  • Para mulheres no período de gestação,
  • Para mulheres que estejam amamentando,
  • Para pessoas com insuficiência cardíaca,
  • Para pessoas que sofrem com a gastrite, úlceras ou algum problema mais sério no estômago.

Chá de Alcaçuz

O chá de Alcaçuz contém agentes anti-inflamatórios, anti-virais e antialérgicos e por conta disso, também pode ser recomendado na forma de chá para tosse com catarro.

O chá, feito da raiz da planta também é um bom remédio para ajudar no tratamento da Artrite, nos transtornos da Menopausa, no combate a azia, indigestão e ainda como laxante.

Como preparar o chá da raiz de Alcaçuz – coloque 2 colheres (sopa) da raiz de Alcaçuz em 1 litro de água fervente. Deixe agir por alguns minutos e depois coe.

Depois que esfriar, comece o tratamento ingerindo aos poucos durante o dia intercalando com a água pura.

Contra-indicações – O alcaçuz é contra-indicado nas seguintes situações:

  • Para mulheres gestantes,
  • Para mulheres que estão amamentando,
  • Para pessoas anêmicas,
  • Para pessoas hipertensas,
  • Para pessoas com glaucoma,
  • Para pessoas com complicações cardíacas,
  • entre outras situações.

Efeitos adversos – o uso do chá também pode apresentar alguns efeitos adversos, tais como:

  • Retenção de líquidos,
  • Dores abdominais,
  • Dor de cabeça,
  • Dificuldades para respirar.

Chá de Gengibre com Mel

Com muitas propriedades medicinais inclusive com ação anti-inflamatória e anti-viral, o chá de Gengibre com Mel é a mistura perfeita como remédio caseiro para tratar da tosse com catarro e todas as doenças relacionadas ao aparelho respiratório.

Mas não fica apenas nisso, pois graças aos nutrientes encontrados nesses dois alimentos, eles juntos favorecem a todo o organismo provendo muita saúde.

Como preparar o chá – para preparar o chá, é muito simples. Providencie 1 colher (sopa) de gengibre picado, 1 colher (sopa) de mel e 200 ml de água.

Coloque a água para ferver e quando levantar a fervura, acrescente o gengibre picado e deixe ferver mais 5 minutos. Depois disso, retire do fogo e transfira o chá para uma caneca e acrescente o mel.

Cubra para evitar que o vapor escape e aguarde 5 minutos para depois beber ainda quente. Esse chá pode ser ingerido até 3 vezes por dia, dependendo da necessidade.

Leia também: