Por falta dos cuidados de saúde, um dos órgãos dos órgãos vitais do corpo que mais sofre é o fígado, pois enfrenta dificuldades para exercer suas funções.
Dentre as complicações que podem surgir, está a gordura no fígado a qual damos o nome de Esteatose Hepática. Por conta do acúmulo dessa gordura no fígado, podem surgir doenças graves como, por exemplo, a Cirrose Hepática.
A gordura no fígado pode não ser um problema que preocupe, desde que seja descoberto a causa e esse problema seja tratado com brevidade. Se a busca pela solução desse transtorno ser demorada ou se for tratado de forma errada, a complicação tende a evoluir, comprometer a função das células e chegar ao ponto de precisar fazer um transplante do órgão.
Assuntos deste texto
O que Causa Gordura no Fígado
Entre as causas mais frequentes da ocorrência de gordura no fígado podemos destacar:
- Uso frequente de alimentos industrializados, ricos em gordura e açúcar combinado com o sedentarismo,
- Consumo de bebida alcoólica,
- Desnutrição pela falta de proteína saudável na alimentação,
- Jejuns prolongados sem o devido preparo,
- Colesterol ou Triglicerídeos em níveis elevados,
- Resistência a Insulina,
- Uso de alguns medicamentos como, por exemplo o Betametasona,
- Situações pós-cirurgia de derivação jejunal,
- Complicações como a Hepatite C crônica,
- entre outras causas.
Apesar de ser uma complicação de saúde mais presente em pessoas obesas ou diabéticas, a gordura no fígado pode acontecer em qualquer pessoa que não cuide da alimentação e também não pratique atividades físicas regularmente.
Sintomas Observados
Entre os sintomas que a gordura no fígado pode apresentar, estão:
- Dor de cabeça com certa constância,
- Enjoos,
- Vômitos,
- Barriga inchada,
- Cansaço sem motivo aparente,
- Coloração amarelada nos olhos e na pele,
- Fezes claras.
Chá de Casca de Limão
O chá de casca de limão é uma excelente opção como chá para fígado gorduroso inchado, pois a fruta a começar da casca oferece nutrientes diversos ao organismo e também algumas propriedades medicinais.
Entre os benefícios que esse chá pode oferecer precisamos dizer que ele favorece a desintoxicação do fígado graças a substância D-Limonina presente na casca e nas sementes da fruta. Com isso, o órgão pode trabalhar melhor e todo o organismo será beneficiado.
Como fazer o chá de casca de limão – providencie 2 limões saudáveis e bem higienizados e 1 litro de água pura. Coloque a água para ferver e, enquanto isso, retire o sumo de limão e reserve.
Assim que a água levantar fervura, coloque apenas as cascas do limão para ferver junto por mais 10 minutos. Passado esse tempo, retire do fogo e acrescente o sumo dos limões e adoce com mel.
Esse chá deve ser ingerido primeiramente quente e depois frio. Beba primeiramente em jejum, logo pela manhã e durante o dia, após as refeições.
Atenção – o consumo de chá de limão pode causar irritação nos dentes, mas para resolver essa situação, aconselha-se beber o suco usando ou canudinho.
Chá de Cardo Mariano
Outro remédio para fígado gorduroso inchado, o chá preparado com Cardo Mariano é utilizado na medicina desde os tempos antigos, quando os romanos aproveitavam para preparar medicamentos para combater os males do fígado.
O chá preparado das folhas dessa erva promove a digestão dos alimentos gordurosos e evita maiores complicações para o fígado.
Como preparar o chá – Ferva 2 colheres (sopa) de folhas picadas de Cardo Mariano em 500 ml de água durante 5 minutos. Depois disso, coe e beba sempre em pequenas porções.
Efeitos adversos desse chá – especialmente quando ingerido em excesso, esse chá pode apresentar os seguintes efeitos colaterais:
- Queimaduras,
- Vômitos,
- Diarreia,
- Irritação nas mucosas digestivas,
Contra-indicações – o chá também não deve ser utilizado nas seguintes situações:
- Por indivíduos com complicações renais,
- Pessoas que apresentam úlceras estomacais,
- Pessoas com gastrite,
- Pessoas com hipertensão arterial,
Nota – as folhas contém uma grande quantidade de Nitrato, por isso, é preciso tomar cuidado com a ingestão desse chá, pois existem riscos de intoxicação.
Chá de Carqueja
Ainda outro remédio para fígado gorduroso inchado, o chá de Carqueja é bastante conhecido, graças aos benefícios que ele oferece para todo o organismo.
Entre os muitos nutrientes encontrados nessa planta, temos os Flavonoides que agem diretamente em benefício do fígado, promovendo a sua desintoxicação para permitir que ele funcione naturalmente.
Além disso, a planta apresenta algumas substâncias que inibem a secreção gástrica e com isso, favorecem a digestão, o que também beneficia as funções hepáticas.
Como preparar o chá de Carqueja – providencie 2 colheres (sopa) de folhas de carqueja picadas para 500 ml de água.
Coloque os ingredientes em uma vasilha e leve ao fogo. Assim que levantar fervura retire do fogo, feche bem a vasilha e deixe descansar por 5 minutos enquanto amorna.
Depois disso, coe e beba em seguida. Para perceber melhor os benefícios, beba pelo menos 3 xícaras de chá ao dia.
Efeitos colaterais – quando ingerido em excesso, esse chá pode causar Deficiência Imunológica e Hipotensão.
Contra-indicações – o chá não é recomendado nas seguintes situações:
- Para mulheres grávidas,
- Para mulheres que estejam amamentando,
- Para pessoas com pressão baixa,
- Para diabéticos.
Chá de Chapéu de Couro
Mais um chá bastante recomendado entre os medicamentos naturais, graças as propriedades medicinais que apresenta, o chá de Chapéu de couro é benéfico em tratamentos de doenças variadas e também ajuda a reduzir a gordura no fígado devolvendo-lhe a saúde.
Como preparar o chá – providencie o equivalente a 20 gramas de folhas de Chapéu de Couro para 1 litro de água. Coloque a água para ferver e assim que levantar a fervura, acrescente a erva e retire do fogo.
Deixe descansar por 10 minutos e coe. Transfira o chá para um recipiente de vidro e coloque no refrigerador para usar o chá durante o dia intercalando com a água pura.