Sentir dor no estômago é muito comum entre os seres humanos, pois, qualquer complicação digestiva já é motivo para que elas aconteçam. Porém, precisamos estar atentos, pois dores que vem e que vão, podem não ser motivo de preocupação imediata, mas aquelas dores mais persistentes que causam grande desconforto precisam ser investigadas.
Assuntos deste texto
Sintomas da Gastrite
Geralmente, podemos identificar a presença de gastrite no estômago com os seguintes sintomas:
- Sensação de estômago cheio com possibilidade de sentir enjoo,
- Região do estômago inchada e dolorida,
- Arrotos frequentes e demora na digestão,
- Dores no estômago em forma de pontadas,
- Dor de cabeça frequente e mal-estar geral,
- Perda do apetite e/ou ânsia de vômito,
- Vômitos sem motivo conhecido.
Podemos classificar a gastrite em dois tipos:
- Gastrite Nervosa – os sintomas acontecem apenas quando a pessoa se encontra ansiosa ou estressada.
- Gastrite Erosiva – os sintomas acontecem sempre que o indivíduo ingere um alimento mais picante, gorduroso ou após ingerir bebida alcoólica, café ou alguns tipos de chá.
Chá de Melão de São Caetano
Entre os tipos de chá para dor de estômago, podemos citar o chá de Melão de São Caetano, pois essa é uma planta muito rica em nutrientes para todo o organismo, inclusive para a saúde do aparelho digestivo. Além disso, essa planta apresenta propriedades, anti-inflamatória, antioxidante, analgésica, diurética e além disso funciona como um excelente vermífugo.
Por conta dessas propriedades presente no melão de São Caetano, já temos motivos suficientes para acreditar que o chá preparado com essa erva pode tratar das complicações no estômago e muitas outras complicações de saúde.
Como preparar o chá – Providencie 1 litro de água e 2 colheres (sopa) da erva Melão de São Caetano. Leve os ingredientes ao fogo e deixe ferver.
Assim que levantar a fervura, retire do fogo e deixe descansar por 10 minutos com o recipiente bem fechado. Depois disso, só vai precisar coar antes de começar a beber.
Mas atenção, pois a dose máxima permitida por dia é de 3 xícaras, nada mais que isso.
Contra-indicações – esse chá não é aconselhado nas seguintes condições:
- Para mulheres gestantes ou em período de amamentação,
- Para crianças menores de 12 anos,
- Para pessoas com Diabetes,
- Para pessoas com Diarreia crônica.
Além disso, é desaconselhável o uso do chá em conjunto com drogas que controlam a Diabetes e o Colesterol, com risco de aumentar ainda mais a complicação.
Efeitos colaterais – em caso do uso em excessos, o chá pode causar vômitos e diarreia.
Chá de Malva
Quando se fala em chá para dor no estômago, o chá preparado com Malva está entre os mais indicados entre os remédios caseiros, pois essa erva é muito rica em nutrientes e ainda oferece propriedades antioxidantes, laxante, diurética e muito mais.
Por esses e outros motivos, podemos afirmar com toda certeza que o chá preparado com essa erva é benéfico para todo o organismo.
Como preparar o chá – Providencie o equivalente a 2 colheres (sopa) de folhas de malva frescas para cada 1,5 xícaras de água. Leve ao fogo e assim que levantar fervura, retire do fogo e deixe descansar por 10 minutos com o recipiente bem fechado.
Com o chá ainda morno, coe e beba sem adoçar. Esse chá deve ser ingerido 2 vezes ao dia sempre antes das refeições.
Nota – é importante lembrar que quando se trata de preparar algum tipo de chá como tratamento de doença, não se deve acrescentar açúcar e nem adoçante para não diminuir a eficácia do tratamento.
Suco de Batata Inglesa
O suco de batata inglesa é mais uma das opções entre os remédios naturais para complicações digestivas, pois graças aos seus efeitos alcalinos no aparelho digestivo, pode combater a azia, tratar a gastrite e também possíveis úlceras presentes no estômago.
E para se conseguir os resultados esperados, nem é preciso ingerir tanto suco desse tubérculo. Para se ter uma noção do poder curativo desse suco, basta ingerir 1 colher de suco de batata inglesa misturada com um pouco de água antes da primeira refeição do dia para controlar os sintomas da gastrite.
Como preparar o suco – você vai precisar de uma batata inglesa pequena de boa qualidade e mais 150 ml de água. Descasque a batata e bata no liquidificador juntamente com a água.
Depois disso, é só coar e beber logo em seguida. Lembramos que não é preciso ater-se a colheradas desse suco, aproveite e beba logo um copo de cada vez, pois o suco, nesse caso não apresenta efeitos adversos.
Ingerindo 150 ml de suco de batata inglesa por algumas manhãs seguidas, com certeza não só o seu aparelho digestivo vai funcionar melhor, mas todo o seu organismo.
Chá de Alface
A alface é um calmante natural e além disso, possui propriedade anti-ácida, o que torna essa verdura benéfica também para o estômago. Mas a grande vantagem é que podemos usar a alface sem receios, pois ela não apresenta nenhum efeito colateral, desde que esteja em bom estado de conservação.
Além disso, com o chá de alface, podemos garantir maiores benefícios para o sistema nervoso enquanto nos preocupamos em tratar do estômago.
Como preparar o chá -para preparar o chá de alface é muito simples, basta aquecer uma xícara de água e acrescentar 1 folha de alface. Espere por 15 minutos e depois é só beber.
Chá de Artemísia
Usar a Artemísia para fazer chá para dor no estômago também é uma boa ideia, pois ela contém propriedades anti-inflamatória, digestiva, analgésica, entre outras que fazem da planta uma grande aliada da saúde humana.
Como preparar o chá – para facilitar a digestão e promover a saúde do aparelho digestivo, prepare um chá por infusão.
Nesse caso, ferva 1 litro de água e depois acrescente 1 colher (sopa) de folhas de Artemísia. Deixe descansar por 10 minutos com a vasilha bem fechada e depois coe antes de começar a beber.
A dose diária para a ingestão desse chá é de 3 xícaras ao dia.