É quase impossível encontrarmos alguém que em algum momento da vida não sentiu dor de cabeça, pois se existir alguém, pode-se considerar um grande felizardo.
Devemos lembrar que a dor de cabeça não é doença e sim sintoma de que algo está errado. As dores podem acontecer por motivos bem diversos, mas é bom saber que enquanto a maioria delas não aponta para uma doença mais preocupante, algumas podem ser sintomas de doenças mais graves.
Denominamos dor de cabeça, a dor que acontece em qualquer região da cabeça. Estas podem aparecer repentinamente e logo deixar de existir, mas também tem situações em que elas se manifestam bem de mansinho e aumentam de intensidade gradualmente chegando a persistir por alguns dias.
Assuntos deste texto
O que causa as Dores
Segundo algumas estimativas, pelo menos 63 milhões de brasileiros independente de idade, sofrem com dores de cabeça frequentes e, como já adiantamos, elas podem acontecer por motivos bem variados, vamos então a relação de alguns desses motivos:
- Alimentação errada – pode-se dizer que essa é a causa mais comum para alguém sentir dor de cabeça. A chamada “Enxaqueca” é ocasionada devido a ingestão de alguns tipos de alimentos, tais como: Café, chocolate, bebida de álcool, refrigerantes, chá preto, embutidos, queijo amarelo e outros alimentos industrializados com poucos nutrientes que dificultam a digestão.
- Estresse – o estresse faz aumentar a adrenalina e o cortisol, hormônios que são responsáveis pelo aumento da frequência cardíaca e isso, pode causar uma vasoconstrição dos vasos que irrigam a cabeça que resultará em dores constantes.
- Noites mal dormidas – dormir pouco ou dormir mal, faz com que a Melatonina diminua. O problema é que esse hormônio favorece a síntese de analgésicos naturais no corpo e se a Melatonina se encontra em menores níveis, a dor acontece. Além disso, dormir mal, ou não dormir, favorece o aumento do estresse.
- Fatores ambientais – excesso de calor, umidade, poluição do ar, pressão atmosférica, também podem causar um desequilíbrio no organismo e originar as dores de cabeça.
Com respeito ao calor excessivo, pode acelerar um processo de desidratação do corpo, desequilibrando também a circulação do sódio e do potássio nas células que certamente vai influenciar para a causa da dor de cabeça.
Outras causas possíveis
- A postura errada também pode causar a chamada “Cefaleia Tensional”,
- Ficar muito tempo sem se alimentar
- Perfumes fortes, cheiro de gasolina, fumaça do cigarro, cheiro do solvente, para quem tem problemas alérgicos também pode resultar em dor de cabeça.
- Esforço exagerado – nesse caso é preciso atentar, pois a dor de cabeça pode estar sinalizando para casos mais sérios.
Chá de Semente de Limão
Como receita de chá para dor de cabeça, podemos com muita garantia aconselhar o chá de semente de limão, pois este favorece a digestão tornando-a mais fácil e, além disso, ajuda a equilibrar os níveis do pH no sangue.
O chá da semente de limão ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Com isso, também estimula nas funções do fígado e isso só é possível por conta de algumas propriedades medicinais que a semente contém.
Lembrando que as Enxaquecas são muito comuns e podem ser causadas por uma intoxicação alimentar, não resta dúvidas de que esse chá poderá resolver o problema.
Como preparar o chá – retire as sementes de 1 limão e coloque-as em uma xícara pequena e depois adicione água fervente. Tampe a xícara para não deixar sair o vapor e aguarde 10 minutos e depois disso, coe e beba o chá.
Beba desse chá 3 vezes ao dia, sempre antes das refeições.
Chá de Carqueja
Outro chá para dor de cabeça que podemos aconselhar é o chá preparado com a Carqueja, pois esta erva contém algumas propriedades medicinais capazes de combater muitos transtornos de saúde que apresentam a dor de cabeça entre os sintomas.
Entre as doenças que podem ser tratadas com o chá estão:
- Gripe,
- Doenças do fígado,
- Bronquite,
- Problemas digestivos,
- Doenças da bexiga,
- entre outras doenças
Como preparar o chá – coloque o equivalente a 25 gramas de Carqueja em 1 litro de água fervente. Deixe descansar em recipiente fechado por 10 minutos, depois é só coar e beber.
A recomendação é que se beba 3 xícaras desse chá por dia.
Efeitos colaterais – quando ingerido em excesso, o chá pode influenciar negativamente no sistema imunológico e também causar Hipotensão.
O chá não é recomendado nas seguintes situações:
- Para mulheres grávidas, pode causar aborto,
- Para mulheres que estão amamentando,
- Para pessoas com Diabetes elevada
- Para pessoas com Pressão alta.
Chá de Boldo
Outro chá para dor de cabeça entre os remédios naturais é o chá de Boldo, pois graças as propriedades medicinais que a planta apresenta em sua composição, pode-se obter bons resultados nos tratamentos de doenças que apresentam entre os sintomas a dor de cabeça.
Entre os muitos benefícios que o chá nos proporciona, precisamos dizer que ele é um excelente depurativo do fígado e também contribui para combater os males do aparelho digestivo. Ainda é bom lembrar que o chá contribui para diminuir os sintomas da Ressaca e tem efeitos calmantes, tudo para ajudar a evitar ou combater a dor de cabeça.
Como preparar o chá – coloque 2 folhas da erva em uma xícara de água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Depois é só coar e beber.
Beba desse chá até 5 vezes ao dia. Se desejar, poderá ingerir o chá frio.
Chá de Matricária
O chá de Matricária ou Camomila é mais uma opção entre os chás que ajudam a combater a dor de cabeça. Acontece que ela contém algumas substâncias que contribuem no tratamento da insônia, de complicações gástricas, e outras doenças que de alguma forma resultam em dor de cabeça.
Como preparar o chá – providencie 2 colheres (sopa) de flores ou folhas da Matricária e adicione em 200 ml de água fervente. Deixe descansar por 10 minutos e depois coe e beba.
Esse chá deve ser ingerido pelo menos 3 vezes ao dia.