Vamos falar sobre Chá para baixar Pressão Alta, seus diferentes nomes e o preparo de cada um. Todo mundo já deve ter ouvido falar em algum momento sobre os perigos da pressão alta. Esta doença também conhecida como hipertensão, atinge somente no Brasil, mais de 17 milhões de pessoas, e um terço da população mundial, números extremamente altos.
A Hipertensão acontece quando a pressão sanguínea aumenta na hora de o coração bombear, ou seja, o coração precisa de esforço redobrado. Isso não é bom, e é importante lembrar de que este problema é um dos principais fatores de risco para muitas doenças do coração como AVC, aneurisma, enfarto e outros.
É por isso que é tão importante cuidar da saúde e buscar acompanhamento médico sempre que necessário. Além disso, complementar o tratamento com chás faz toda a diferença, desde que seja comunicado ao médico.
Assuntos deste texto
O que causa pressão alta
A pressão alta pode acontecer por diferentes fatores, inclusive pela questão genética. Mas ainda pode ser causada pelo excesso de peso, a falta de hábitos alimentares saudáveis, o uso de sal em excesso e também a falta de exercício físico.
Cuidados que se deve ter
Todos já sabem que com pressão alta não se brinca, e quando este mal persiste, existem consequências drásticas como problemas cardíacos, derrame cerebral, afecção dos rins e outros que podem ser motivo de morte.
Então, caso sua pressão permaneça alta por mais de 1 h e acima de 140 X 90 mmHg, vá até o médico para que lhe seja administrado o medicamento que irá normalizar.
Sintomas Observados
Os sintomas da Pressão Alta podem em muitas vezes se confundir com a pressão baixa, e em outros casos podem nem aparecer sintomas.
Mas o fato é que na pressão alta podem acontecer as dores de cabeça insistentes e palpitações, enquanto na baixa, a sensação de cansaço, desmaio e fraqueza são mais comuns.
E ainda outros sintomas que podem ser identificados para pressão alta como:
- Dor na nuca
- Visão embaraçada ou dupla
- Zumbido nos ouvidos
- Enjôo
- Sonolência
- Pequenos pontos de sangue nos olhos
- Palpitações
- Dificuldade de respirar
Então se qualquer um desses sintomas acima descritos aparecerem, pode ser que você esteja com pressão alta.
Não esqueça que o estress é hoje também um potente causador da pressão arterial alta. então o jeito é controlar seu estress.
Para te ajudar, vamos dispor aqui de alguns chás caseiros que são úteis e bastante eficientes:
Chá de Alho
O alho é visado por seus vários benefícios à saúde, e entre eles também no combate ao colesterol alto e a hipertensão, além é claro, de ser um poderoso remédio natural para aumentar a imunidade corporal.
Então:
Você vai precisar:
- 1 dente de alho amassado
- 1 xícara de água
Amasse bem o dente de alho e junte a água e deixe ferver por 3 minutos. Coe e tome a cada 12 horas.
Mas, você poderá também adotar o hábito de usar 2 colheres de chá de alho picado toda manhã em jejum.
Ou ainda fazer uso da água aromatizada de alho que é preparada nas mesmas proporções do chá, só que em água fria e deixada em repouso por 8 horas antes de tomar.
Chá de Camomila
A camomila é um poderoso calmante natural e está entre os chás que podem ajudar no combate a pressão alta.
você vai precisar:
- Ferver 1 xícara de água com
- 2 a 3 colheres de camomila
Ferva por 3 minutos, coe e beba.
Chá de Embaúba
Considerada uma planta poderosa no que diz respeito ao combate da pressão alta, a Embaúba permite a produção de um chá que é fácil de fazer e muito eficiente.
Você vai precisar:
- 3 colheres de sopa de folhas e talos de Embaúba secos
- 1 litro de água
- Suco de 1/2 limão
- Mel a gosto
Coloque a erva e a água para ferver numa vasilha por 3 minutos. Acrescente o sumo de limão e adoce a gosto para tomar.
Tome 3 xícaras ao dia.
Alimentação Recomendada
Uma alimentação equilibrada é muito importante no tratamento de pressão arterial alta. Então adote:
- Alimentos pobres em gorduras saturadas e sal, nunca ingira mais do que 2g de sal por dia
- Evite alimentos preparados com sal. No seu lugar invista em temperos como tomilho, cominho, orégano, louro, salsa, cebola, alho, manjericão e limão. Sabendo usar temperos naturais, estes podem substituir o sal
- Delete da sua mesa alimentos industrializados como molhos, enlatados e conservas, embutidos, snacks, congelados
- Livre-se de café, refrigerantes, doces, frituras, carnes vermelhas
- Coma muitas frutas, verduras e legumes, carnes brancas
É importante lembrar de que a pressão alta pode ser uma doença silenciosa e que não tem cura, mas que pode tranquilamente ser controlada com alimentação saudável, os remédios devidamente receitados pelo seu médico de confiança.
Outro ponto importante é que quando o indivíduo sente falta de ar, visão turva ou embaraçada, o recomendado é que busque imediatamente um pronto socorro.
Então é isso, agora você já sabe tudo sobre Chá para baixar Pressão Alta, os cuidados e consequências, tudo para que você esteja alerta e não espere algo de ruim acontecer para somente depois se preocupar com a saúde.
*Um paciente hipertenso deve ser acompanhado pelo cardiologista a cada 3 meses para saber se está tudo certo.