Quando tiramos tempo para conhecer sobre as mais variadas espécies de plantas encontradas na natureza, percebemos que estas apresentam muitas propriedades medicinais com benefícios para a nossa saúde. Com isso, podemos obter muitas vantagens, sempre que surgirem as complicações de saúde.
Dentre as muitas espécies de ervas, encontramos o Melão de São Caetano do qual vamos tecer alguns comentários para torná-lo mais conhecido com seus benefícios.
Assuntos deste texto
O que é
O Melão de São Caetano é uma planta silvestre que também pode ser encontrada em terrenos urbanos. Trata-se de uma planta trepadeira que apresenta frutos e folhas com sabor amargo, porém com muitas propriedades medicinais e, nesse caso, uma ótima opção para ser cultivado em jardins.
Essa erva é originária da Africa, mas pode ser encontrada em regiões tropicais como a Amazônia, Ásia e também no Caribe. Essa erva é comum em terrenos que se encontram abandonados, só precisamos saber reconhecê-la.
Também conhecida como Erva das Lavadeiras, Melãozinho ou Fruto de Cobra, a planta também apresenta um cheiro bem desagradável. As flores são amarelo-suaves, mas ainda podem apresentar uma coloração mais branca e sempre aparecem em cachos chamando a atenção.
Já o fruto dessa trepadeira apresenta uma cor amarelo forte e se abre em três válvulas espinhosas onde estão as sementes na cor avermelhada.
Propriedades medicinais dessa planta – pode ser difícil de acreditar, mas o Melão de São Caetano apresenta diversas propriedades, tais como:
- Antibiótica, Afrodisíaca, Antioxidante, Tônica, Estomáquica, Anticarbunculosa, Anti-hemorroidária, Antidiabética, Antimicótica, Antiviral, Depurativa, Antitérmica, Anti-helmíntica, e muito mais.
Para que Serve, Benefícios
Por conta das propriedades medicinais encontradas no chá de Melão de São Caetano, este pode contribuir nos tratamentos, nas seguintes situações:
- Combater as Inflamações no fígado,
- Baixar os níveis de Diabetes,
- Combater as cólicas abdominais
- Amenizar as dores nas articulações,
- Combater os edemas inflamatórios,
- Regularizar o ciclo menstrual na mulher evitando os sintomas da TPM,
- Combater as febres intermitentes,
- Combater a prisão de ventre,
- Combater a tosse com catarro amarelo,
- Tratar de irritações na vagina,
- Combater as dores reumáticas,
- entre outros benefícios.
Nota – dessa planta podemos aproveitar as folhas, o fruto e a polpa do fruto, mas cada parte da planta tem o seu benefício mais específico.
Como preparar
Coloque 1 litro de água em uma vasilha e leve ao fogo. Adicione 2 colheres (sopa) do pó ou da essência da erva que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e deixe até que levante fervura.
Retire o chá do fogo e tampe para deixar agir por mais 10 minutos sem perder o vapor. Depois disso, é só coar.
Se você tem a planta em casa e decidir optar pela folha fresca, utilize 5 folhas da erva picada para cada 300 ml de água. Misture os ingredientes e leve ao fogo e, assim que levantar fervura, retire do fogo e deixe descansar por 10 minutos, antes de coar.
Mantenha o chá em recipiente de vidro bem fechado e se possível, na geladeira.
Como deve Tomar
A dose recomendada deste chá é de 2 a 3 xícaras ao dia, não mais que isso. Precisamos lembrar que, como todo medicamento natural, esta erva também apresenta seus efeitos colaterais, especialmente quando ingerido indevidamente.
Indivíduos portadores de Diabetes, devem ingerir 1 xícara do chá pela manhã e mais uma xícara a noite antes de ir para a cama. Mas é importante seguir uma orientação médica.
Possíveis Efeitos Colaterais, Contraindicações
Apesar dos muitos benefícios que o chá de Melão de São Caetano pode nos oferecer, é preciso tomar alguns cuidados, pois ele também tem os seus efeitos colaterais. Veja alguns desses efeitos.
- Vômitos – especialmente em crianças
- Diarreia – especialmente em crianças,
- Pode causar arritmia cardíaca
- Pode causar alguns danos ao fígado – nesse caso, isso pode acontecer quando o chá dessa erva é utilizado por um período maior de, no caso de um tratamento por diabéticos, por exemplo,
- Pode estimular o Aborto – pelo fato de essa planta apresentar propriedades que influem na regularização do fluxo menstrual, existe um risco muito grande se usado por mulheres grávidas, pois a erva pode promover um aborto.
- Coma Hiperglicêmico – por se tratar de um tipo de chá que contribui com o controle do Diabetes, o uso desse chá poderá promover uma queda exagerada nos níveis de açúcar no sangue causando o coma.
Contra-indicações – o chá de Melão de São Caetano não é recomendado nas seguintes situações:
- Para mulheres grávidas – risco de causar aborto ou a criança nascer com deformações,
- Para mulheres com suspeita de gravidez,
- Para mulheres que estão amamentando – risco de afetar a criança,
- Pessoas que fazem uso de medicamentos para controlar a Diabetes,
- Pessoas que fazem uso de medicamentos para controlar o Colesterol,
- Indivíduos que são propensos a ter Diarreia,
- Para mulheres que fazem tratamento para engravidar,
- Também não é recomendado para crianças menores de 12 anos de idade.
Alerta – existem rumores de que apenas metade de uma colher do sumo preparado com a fruta madura dessa erva, pode matar um bezerro dentro de 16 horas. Além disso, alguns testes feitos com cães constataram que eles apresentaram lesões nos testículos.
Não queremos com isso desencorajar a ninguém de usar essa erva em algum tratamento, mas é importante a recomendação de um médico para que o tratamento correto seja seguido à risca.