Se parássemos para refletir um pouco, chegaríamos a conclusão que praticamente todas as ervas encontradas na natureza tem algum tipo de propriedade medicinal e que se usadas de uma forma correta podem garantir muitos benefícios para a saúde.
Algumas dessas ervas são até bem conhecidas e reconhecidas como fornecedoras de muitos nutrientes necessários para o organismo humano. Dentre essas ervas, podemos então citar a Malva que em geral é empregada em forma de chá para ajudar no tratamento de muitos males.
Por isso, vamos aproveitar para tecer alguns comentários sobre o uso do chá de Malva e os benefícios que ele pode oferecer aos usuários.
Assuntos deste texto
O que é a Planta
A Malva é uma planta herbácea da família das Malváceas que pode ser encontrada em mais de 30 espécies. Essa planta tem sua origem em regiões de clima tropical, semi-tropical e temperado da Europa, África e Ásia, porém por conta de seu valor na medicina natural, hoje já é bem conhecida e cultivada em diversas partes do planeta.
Dentre as espécies encontradas na natureza, algumas são muito bem aproveitadas para ornamentar os jardins e outras ainda servem para preparar alguns pratos especiais, mas a grande maioria se destaca mesmo por causa das propriedades medicinais que apresentam.
Nota – essa planta pode ser facilmente cultivada no jardim, basta oferecer a ela uma cova com terra bem adubada e que não falte umidade.
Benefícios Listados
A Malva é uma planta da qual pode se aproveitar as flores, as folhas e a raiz. Entre os componentes dessa planta estão os Taninos, Flavonoides, Mucilagens, vitamina A, vitamina B, vitamina C além de óleos essenciais.
Por conta desses e outros componentes encontrados nessa erva, ela é reconhecida como um medicamento natural com propriedade anti-inflamatória, analgésica, antisséptica, laxante, calmante, antitérmica, antitussígena, expectorante e adstringente.
Sabendo então das propriedades que a Malva apresenta em sua composição, podemos agora relacionar os muitos benefícios que se pode ter com o uso dessa erva, seja na forma de chás ou de outras formas. Vamos a esses benefícios então:
- Para o tratamento de furúnculos – com o preparo de cataplasma.
- Para tratar abcessos – com o preparo de cataplasma.
- Para prevenir e evitar a prisão de ventre.
- Para combater problemas estomacais.
- Para combater a rouquidão.
- Para combater o catarro.
- Para combater a irritação nos olhos – aplicando o chá sobre os olhos.
- Para combater o mau-hálito
- Para combater feridas diversas – com lavagem ou aplicação de cataplasma.
- Para amenizar a irritação causada pelas picadas de insetos.
- Para combater a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce.
- Para combater as afecções da pele.
- Para tratar de gastrites e úlceras.
- Para tratar de queimaduras causadas pelo sol – com aplicação de compressas feitas com o chá de Malva.
- Para cuidar da cicatrização da gengiva após a extração de um dente ou no trato das aftas.
- entre outros benefícios.
Modo de preparo
- Para o preparo do chá é sempre mais interessante aproveitar as folhas frescas dessa erva, mas em caso de não ser possível, pode-se optar por folhas secas que devem ser secadas à sombra.
Providencie 1 litro de água e 2 colheres (sopa) de folhas secas da erva ou então 2 folhas frescas devidamente higienizadas. Coloque os ingredientes em uma vasilha e leve para ferver e assim que levantar a fervura, retire do fogo.
Deixe agir por 10 minutos com a vasilha bem fechada e então coe e beba, sem adicionar açúcar ou adoçante.
- Para tratar ferimentos como os abcessos ou mesmo os furúnculos, basta providenciar uma folha fresca de Malva, dar uma leve sapecada com água quente, resfriar um pouco e aplicar sobre o ferimento em forma de cataplasma, cobrindo-o com um gaze.
- No caso de preparar banhos com esse chá para tratar algum tipo de complicação na pele, a ideia é usar uma boa porção de folhas frescas de Malva para alguns litros de água e, nesse caso, basta cozinhar um pouco as folhas e então fazer o banho ou aplicar as compressas.
Quanto Tomar
Quanto ao uso do chá de malva, é importante cuidar para que não abusar da dose diária, pois isso poderá comprometer qualquer tratamento e ainda causar alguns efeitos não esperados.
Em geral, a dose diária recomendada é de 2 a 3 xícaras de chá que devem ser ingeridas poucos minutos antes das refeições.
Lembramos ainda que os cuidados quanto a excessos dessa erva corresponde apenas aos tratamentos feitos com a ingestão do chá. As demais formas de uso como gargarejos, cataplasmas e banhos podem ser feitos a vontade sem risco algum.
Tem Contraindicações?
O chá preparado com a Malva tem contra-indicações sim, pois ele não é recomendado para mulheres no período de gestação e nem durante o período de amamentação.
O chá também não é recomendado para pessoas com Diabetes ou com diarreia crônica.
Em caso de precisar oferecer esse chá para crianças pequenas, melhor é ter mais cautela e preparar uma receita de chá mais fraca, regulando também a quantidade de chá a ser ingerida pelo menor.
Efeitos adversos – apesar dos benefícios que o chá de Malva tem para o oferecer aos usuários, quando usado de forma errada, ele poderá causar algum tipo de intoxicação e, portanto é preciso ficar atento no momento de preparar o chá.