Desde o tempo de nossos avós, sabemos que o uso de remédios naturais podem contribuir bastante para prevenir ou mesmo combater alguns tipos de doenças. E se levarmos em conta de que os remédios naturais apresentam maior segurança contra possíveis efeitos adversos, as vantagens por eles oferecidas são ainda maiores.
Por isso, agora vamos comentar um pouco sobre os benefícios que o chá de Gengibre pode oferecer ao ser humano, desde que seja usado de maneira correta e sem excessos.
Assuntos deste texto
Conhecendo a Raiz
O Gengibre é uma planta de origem asiática muito conhecida na Ilha de Java, Índia e na China de onde foi difundida para outras partes do planeta. Aqui no Brasil, essa planta é encontrada em diversas regiões, porém, é bastante cultivada na faixa de litoral na região de Santa Catarina, Paraná, região sul de São Paulo e também no Espírito Santo.
Essa planta se tornou bastante conhecida especialmente devido as propriedades medicinais que apresenta, mas também é bastante utilizada na culinária para o preparo dos mais variados pratos quando garante um sabor muito especial, graças ao seu sabor picante.
Alguns componentes desse tubérculo – entre os componentes químicos que o Gengibre apresenta, podemos destacar:
- Gingerol – propriedade anti-oxidante e anti-inflamatória que permite o sabor picante do tubérculo.
- Cafeno
- Zingibereno
- Zingerona
- Felandreno
- entre outros componentes.
Para Emagrecer
O gengibre também apresenta algumas substâncias com ação termogênica que contribuem para ativar o metabolismo. Com isso, o uso do chá promove a queima de gordura no corpo contribuindo automaticamente com a perda de peso.
Porém, é importante lembrar que de nada vai adiantar ingerir o chá desse tubérculo e esperar bons resultados com a beleza estética, se esse tratamento não estiver associado a uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.
Para dor de Garganta
Para combater a dor de garganta, o chá preparado com o gengibre também é bastante eficaz e, nesse caso, o chá também pode apresentar outros ingredientes, vamos a receita:
Providencie 5 colheres (sopa) de gengibre ralado, 1 dente de alho e mais 500 ml de água. Coloque a água para ferver e depois que ela levantar a fervura, acrescente o gengibre e o alho e então, deixe agir por 10 minutos.
Feito isso, coe o chá e beba, primeiramente quente e depois durante o dia.
Mais Benefícios
Além de ajudar em tratamentos para perder peso, o Gengibre também pode contribuir com outros benefícios, vamos a eles:
- Previne úlceras e gastrite – precisamos mencionar que o chá de Gengibre ajuda no combata à bactéria H. Pilory, uma das principais causadoras das úlceras estomacais e da gastrite. Por isso, podemos afirmar com segurança que o uso do chá também previne as úlceras e gastrites.
Isso acontece por que a ação do chá inibe a fixação dessa bactéria na parede estomacal evitando que ela possa agir.
- Ajuda a diminuir as náuseas – especialmente quando um alimento não é bem aceito pelo aparelho digestivo, dificultando a digestão, podem acontecer as náuseas e até mesmo os vômitos. Nesse caso, a ação do gengibre ajuda a diminuir esses sintomas desde que essas náuseas não sejam sintomas de algum problema digestivo mais complicado.
- Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer – por conta dos benefícios que o chá preparado com o gengibre pode oferecer ao aparelho digestivo, este também pode prevenir o câncer de estômago.
E tem mais, devido a presença de uma substância denominada Gingerol 6, o uso do chá ou mesmo o gengibre misturado em sucos naturais, pode ajudar a prevenir o câncer de Cólon-retal, uma vez que essas substâncias impedem o desenvolvimento e mesmo a proliferação dos radicais livres na região do intestino.
Modo de Preparo
No momento de preparar um chá com a raiz de gengibre, é preciso atentar a dosagem correta desse tubérculo. Vamos a uma receita:
Providencie 3 cm de gengibre fresco devidamente higienizado e 1 litro de água. Coloque a água para ferver e assim que levantar a fervura adicione o gengibre e reduza o fogo para reduzir a fervura e aguarde mais 10 minutos.
Depois disso, retire do fogo, deixe amornar, coe e então o chá poderá ser ingerido, primeiro ainda quente e o restante, de pouco em pouco durante o dia.
Nota – Para quem preferir, poderá ralar o tubérculo e, nesse caso, serão necessárias 5 colheres (sopa) de gengibre.
Lembrete – combinando com o gengibre, ainda podemos potencializar os tratamentos, incluindo na receita do chá, outros ingredientes como, por exemplo, o alho e a cebola.
Contra-indicações
Apesar dos muitos benefícios que o chá de Gengibre pode apresentar, existem algumas situações em que ele não é recomendado, nem como chá e nem de outra forma. Vamos a algumas dessas situações:
- Pessoas com problemas mais complicados de pele
- Pessoas com febre muito alta
- Pessoas que costumam apresentar complicações digestivas com a manifestação de azia
- Pessoas sujeitas a hemorragia interna ou com úlceras
Além disso, se não houver o devido cuidado com a quantidade desse produto nos tratamentos, os excessos podem causar complicações como:
- Diarreia
- Vômitos
- Irritação na boca
- Erupções cutâneas
- Azia
- Dor no estômago
- Urticária
- Coceira em várias regiões do corpo
- Inchaço na boca ou nos lábios
- Complicações respiratórias
- Irregularidade nos batimentos cardíacos
- entre outros efeitos adversos.