Na natureza encontramos diversos tipos de ervas que apresentam suas propriedades medicinais e, por isso, podem ser bem aproveitadas como coadjuvantes no tratamento das doenças.
Entre essas ervas, está o Endro, não muito conhecido no Brasil, mas bastante utilizada pelas civilizações antigas no preparo de chás medicinais, no preparo de pratos salgados e doces e também em rituais religiosos.
Ao rebuscarmos a Bíblia, vamos descobrir que o Endro era utilizado como pagamento de impostos cobrados pelos romanos, pois já nos tempos antigos ele era considerado bem valioso.
Assuntos deste texto
O que é
O Endro é uma erva natural das regiões da Europa, Ásia e norte da África que é bastante reconhecida entre os medicamentos naturais por suas propriedades que fazem da planta um ótimo aliado da saúde. A planta da família das Apiaceae pode atingir a uma altura de 30 centímetros e utilizada como erva aromática, pode ser usada tanto as folhas como as sementes.
A planta cresce melhor em clima temperado, o seu ideal, mas tem fácil adaptação aos outros climas por ser uma planta muito resistente. Seu cultivo exige cuidados com a irrigação, uma vez que a falta de água pode ocasionar uma perda da produção.
Para que Serve
Entre os muitos benefícios que o chá de Endro pode nos oferecer, destacamos:
- Combate a prisão de – por conta das propriedades laxantes encontradas no chá, ele é bem recomendado para combater esses transtornos.
- Ajuda na dieta para perder peso – o Endro é rico em fibras e também tem propriedades diuréticas e laxativa. Por isso, o uso das sementes junto aos alimentos ou então o uso do chá preparado com as folhas ou as sementes também traz benefícios para emagrecer.
- Auxilia no ganho de massa muscular – para aqueles que buscam uma melhor forma física através da musculação, o chá preparado com o Endro também pode contribuir, pois ele é rico em Magnésio, um importante mineral, necessário para que os músculos não se fatiguem tão rapidamente.
- Benefícios para a pele – o Endro também oferece a vitamina C e essa vitamina é necessária para a produção de Colágeno. Como se sabe, essa substância é essencial para que a pele se mantenha mais elástica e saudável. Ainda com respeito aos benefícios para a pele, o chá preparado com as folhas dessa erva também é indicado no tratamento de feridas de queimadura, furúnculos, acnes, ulcerações dérmicas, entre outras feridas.
- Aumento do leite materno – para as mães que não conseguem produzir leite suficiente para amamentar, o uso do chá preparado com o Endro é muito benéfico.
- Combate as gripes e resfriados – por conta da vitamina C encontrada no Endro, o chá ingerido com uma certa frequência também ajuda a prevenir e combater a gripe, resfriados e outras complicações respiratórias.
- Combate as doenças do fígado,
- Combate o nervosismo e a insônia por conta de sua ação calmante,
- Ajuda a aliviar a dor de dente,
- Ajuda em tratamentos para a inflamação dos olhos com as compressas quentes feitas com o chá da semente.
- Ajuda no combate às cólicas intestinais em bebês,
- entre outros benefícios.
Propriedades
Como já adiantamos, o Endro apresenta muitas propriedades medicinais, entre elas podemos citar:
- Antidiarreica,
- Anti-inflamatória,
- Antiespasmódica,
- Antisséptica,
- Carminativa,
- Digestiva,
- Diurética,
- Aromática,
- Depurativa,
- Laxante,
- Estomáquica,
- Vitamina A, C, B6, B12, D,
- Tiamina,
- Riboflavina,
- Niacina,
- Cálcio,
- Magnésio,
- Ferro,
- Fósforo,
- Potássio,
- Sódio,
- entre outros componentes.
Por conta desses componentes e pela facilidade que se tem em preparar o chá dessa erva, com certeza podemos tirar grandes vantagens se utilizarmos esse chá diariamente.
Modo de Preparo, como tomar
Para o preparo do chá basta adicionar 2 colheres (sopa) das sementes em 1 litro de água. Primeiramente colocamos a água para ferver e assim que levantar a fervura, acrescentamos as sementes e deixamos ferver mais 10 minutos.
Depois desse tempo, é só coar o chá e ele está pronto para ser ingerido.
Como todo medicamento ingerido em excessos, também o chá de Endro deve ser ingerido com moderação, pois os excessos oferece risco de Convulsões.
Dosagem – o recomendável para que se aproveite bem os benefícios do chá de Endro é ingerir de 2 a 3 xícaras por dia.Deve-se tomar muito cuidado com a dose, pois o consumo exagerado pode provocar convulsões. Como já foi dito, 2 a 3 xícaras por dia são o bastante para garantir os benefícios.
Nota – para quem desejar aproveitar, o chá também pode ser preparado com as folhas frescas ou secas, o que não vai interferir em suas propriedades curativas. Devido ao seu sabor adocicado e o perfume bem característico, o chá é de fácil aceitação ao paladar, mas deve ser ingerido sem açúcar ou adoçante para maiores benefícios.
Quando é Contraindicado
Apesar dos muitos benefícios que o chá de endro tem para nos oferecer, existem algumas situações em que ele não deve ser utilizado. Veja em quais dessas situações:
- Indivíduos com ulcerações,
- Indivíduos com problemas neurológicos,
- Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável,
- Pessoas que sofrem de Epilepsia,
- Pessoas com Mal de Parkinson,
Além desses casos, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e também as crianças com menos de 6 anos de idade, não devem ingerir o chá de Endro. Apesar de não existir comprovação de que possa causar algum mal, não é totalmente seguro o seu uso por essas pessoas.