Muita gente já tem consciência dos efeitos benéficos que as ervas naturais podem oferecer ao ser humano, apesar de existirem alguns profissionais médicos que a todo custo procuram negar essas verdades. É bem verdade que para determinados tipos de doença, esses medicamentos, podem não garantir os efeitos desejados, mas sempre contribuem para a melhora do paciente.
Também precisamos levar em conta o fato de que quando se trata de remédios naturais, estes apresentam menor risco de efeitos adversos, especialmente quando utilizados de forma correta.
Entre essas ervas naturais, está a Cavalinha, uma planta facilmente encontrada na natureza que também garantem alguns benefícios, como, por exemplo, auxiliar nos tratamentos para a perda de peso.
Assuntos deste texto
Conhecendo a Planta
A Cavalinha é uma planta originária da Ásia, África e América do Norte, muito comum em regiões de clima úmido sendo também facilmente encontrada em regiões de solo argiloso e nas margens de rios.
O nome científico dessa planta é Equisetum Arvense L. que pode ser traduzida como Equi (cavalo) e Setum (cauda), ou cauda de cavalo pelo fato do arbusto se parecer muito com o rabo de um cavalo.
Essa planta é encontrada em duas espécies, sendo que uma delas apresenta os talos medindo de 10 cm a 20 cm de altura e não se ramificam, apenas se propagam em espigas com esporos na cor bege.
Já a outra espécie dessa planta também denominada de Estéril, pode chegar a uma altura de até 80 cm e apresenta os talos com folhas, na cor verde.
Composição – a cavalinha contém compostos como: Cálcio, Sódio, Ferro, Tanino, Nicotina, Sais de Potássio, Magnésio entre outros componentes.
Benefícios do Chá
Antes de falarmos sobre os benefícios que o chá de Cavalinha pode oferecer, vamos apresentar as propriedades que fazem dessa erva uma grande aliada da saúde. São elas:
- Propriedade anti-inflamatória
- Propriedade Adstringente
- Propriedade Anti-hemorrágica
- É reminalizante
- Antireumática
- Antidiarreica
- Cicatrizante
- entre outras propriedades.
Agora sim, vamos apresentar alguns dos benefícios que o chá dessa erva pode oferecer:
- Previne e combate as pedras nos rins e/ou na vesícula,
- Combate a retenção de líquidos,
- Combate a Cistite,
- Combate o estresse e também a ansiedade,
- Ajuda a regular a menstruação,
- Combate a febre,
- Combate a dor de cabeça,
- Previne e combate as úlceras,
- Previne e combate a Anemia,
- Previne e combate a Pressão alta,
- Ativa a circulação sanguínea,
- Promove o rejuvenescimento da pele.
Mesmo sabendo de todos esses benefícios que o chá feito com a Cavalinha pode oferecer, este é mais usado em nossos dias, em tratamentos para perder peso.
Modo de Preparo
O chá pode ser preparado apenas com a Cavalinha ou combinado com outros ingredientes, mas é importante lembrar que, independente da forma como ele for preparado, em situação nenhuma deve ser adoçado. Vamos a algumas receitas.
Chá preparado com Cavalinha – providencie 2 colheres (sopa) da erva e mais 500 ml de água. Coloque a água para ferver e assim que levantar a fervura, retire do fogo e acrescente a erva e então, deixe agir por alguns minutos sem deixar sair o vapor.
Beba o chá várias vezes ao dia sempre antes das refeições.
Outra receita
Chá preparado com Cavalinha e Hibisco – potencializando mais o tratamento para emagrecer, a flor seca do Hibisco e a Cavalinha são uma excelente combinação.
Providencie 5 colheres (sopa) de Hibisco e 3 colheres (sopa) de cavalinha para 1 litro de água. Ferva a água e depois retire do fogo para acrescentar a Cavalinha e o Hibisco e deixe agir por 5 minutos sem deixar sair o vapor.
Depois disso, beba um pouco do chá ainda quente e reserve o restante para ingerir frio durante o dia. Lembramos ainda que o chá não deve ser aquecido novamente para não perder as propriedades.
Tem Contraindicação?
Apesar dos benefícios que o chá de Cavalinha pode oferecer, existem algumas restrições quanto ao seu uso, pois se usado de uma forma errada, ele pode causar alguns danos ao aparelho digestivo e também para os rins.
Para evitar então esses possíveis efeitos adversos, recomenda-se que ele seja usado com cautela e por um breve período de tempo.
Outras complicações que podem acontecer:
- Arritmia cardíaca
- Intoxicação
- Dor de cabeça
- Perda do apetite
- Complicações hepáticas
- Hipotensão.
Além disso, o chá de Cavalinha não é recomendado nas seguintes situações:
- Mulheres grávidas
- Mulheres que estejam amamentando
- Indivíduos com Diabete
- Indivíduos com problemas renais
- Indivíduos que apresentem complicações com a mucosa gástrica
- Pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica recentemente
- Pessoas que fazem uso de algum medicamento anti-inflamatório.
Para evitar complicações com a Cavalinha, a recomendação é que os tratamentos feitos com o chá dessa erva, não ultrapassem a um prazo de 45 dias.