Chá de Alcachofra, Seus Benefícios, para que Serve, Recomendações

As folhas de Alcachofra são mais uma opção em medicamento de origem natural que podemos encontrar facilmente na natureza e para quem então aproveitar os benefícios dessa planta, vamos tecer alguns comentários úteis sobre sua composição, seus benefícios e também a forma mais correta para ela ser usada.

Conhecendo a Planta

A Alcachofra cujo nome científico é Cynara Cardunculus é uma planta de origem européia muito usada no preparo de especiarias. Mas além de servir como alimento, ela também pode ser preparada em forma de chás, pois suas propriedades medicinais garantem muitos benefícios a saúde humana.

A alcachofra é uma planta que já é cultivada há muitos anos, começando esse cultivo nas regiões da Sicília e bastante conhecida entre os povos romanos e gregos.

Entre os nutrientes que essa planta com propriedades medicinais apresenta podemos citar o fósforo, potássio, ferro, cálcio, manganês, cromo, magnésio, vitamina C e ácido fólico e fibras. Além disso, essa planta é pobre em calorias e sódio o que a torna uma grande aliada para a saúde humana.

Apesar dos muitos benefícios que essa planta pode apresentar, a preferência pelo chá é mais exclusivamente por parte de quem busca por um regime para emagrecer.

Benefícios do Seu chá

Além de beneficiar em tratamentos para emagrecer, de certa forma com um processo bem acelerado, o uso do chá de Alcachofra também favorece a saúde do fígado, contribuindo para os tratamentos para desintoxicação.

Outros benefícios:

  • Favorece a saúde do aparelho digestivo.
  • Funciona como um excelente diurético natural.
  • Previne e combate as doenças relacionadas ao fígado.
  • Tem ação laxativa para favorecer a saúde intestinal.
  • Previne e combate o colesterol ruim.
  • É um excelente depurativo do sangue.
  • Favorece nos tratamentos para curar a ressaca.
  • Ajuda a diminuir as gorduras localizadas sendo portanto muito útil em tratamento para a perda de peso.
  • Combate a hipoglicemia
  • Favorece a saúde das artérias protegendo o coração.
  • Previne e reduz os níveis de açúcar no sangue sendo portanto benéfica para os diabéticos.
  • Combate a hipertensão
  • Previne e combate os quadros de anemia.
  • entre outros benefícios.

Pratos finos – as flores da alcachofra também podem ser preparadas para rechear pizzas ou mesmo para serem ingeridas na forma de saladas ou ao molho, com pratos considerados bem valiosos por parte dos nutricionistas já que se trata de uma planta com uma variedade de nutrientes necessários para o organismo.

Para Emagrecer

Para se conseguir os melhores resultados em tratamentos para perder peso, aconselha-se usar as folhas para preparar os chás que devem ser ingeridos quentes, pois quando frio, esse mesmo chá não é tão eficaz senão para ajudar a controlar a diabetes.

Como preparar e Tomar

A recomendação para o preparo do chá de Alcachofra é a seguinte; Aproximadamente 2 gramas da folha fresca para cada 150 ml de água.

Leve a água para ferver e depois disso, adicione as folhas de alcachofra e deixe descansar por alguns minutos e então beba o chá ainda quente. Quanto mais quente o chá, melhores serão os efeitos para quem deseja emagrecer.

Se acaso a intensão é usar o chá para aproveitar outros benefícios, ele pode ser ingerido frio durante o dia, sempre com pequenas porções.

Unindo o útil ao agradável– para o preparo desse chá, também pode ser usado as flores da Alcachofra que ao contrário das folhas, é mais fácil de ser ingerido. Nesse caso, você pode cozinhar as flores para preparar um delicioso prato como refeição e aproveitar a água do cozimento para o chá.

Providencie 2 flores de alcachofra, 500 ml de água e suco de 1 limão. Comece cozinhando as flores de Alcachofra com água até que elas fiquem no ponto, nesse caso, bem macias.

Depois disso, retire as flores e reserve para preparar como alimento e aproveite a água para preparar o chá misturando-a com o suco de limão. Esse chá deve ser ingerido pelo menos meia hora antes das refeições.

Dica para preparar as flores da Alcachofra – coloque as flores cozidas no refrigerador para resfriar e depois tempere-as com azeite de oliva e limão com um pouquinho de sal para servir como lanche antes de ir para a cama.

Atenção – de forma alguma é recomendado o uso de açúcar ou adoçante para ingerir o chá feito com a Alcachofra.

Tem Contraindicação?

Apesar dos muitos benefícios que a Alcachofra pode apresentar, ela também apresenta alguns efeitos colaterais e também as contra-indicações. Por conta disso, é preciso ter uma certa cautela ao se optar por algum tratamento com essa planta.

Entre os efeitos colaterais dessa planta podemos citar:

  • Complicação com a piora na obstrução do Canal Biliar – nesse caso, os sintomas apresentados pode ser urina escura, coloração amarelada na pele, fezes escuras, coloração amarelada nos olhos e nas mucosas. Além disso, pode haver outras complicações com cálculos biliares, cistos, tumores e inflamações.

Esse agravamento só acontece devido ao aumento no fluxo da bile produzida no fígado.

  • Erupções cutâneas quando existe alguma complicação alérgica. Esse tipo de complicação também pode apresentar sintomas como: urticária, coceira, inchaço, dificuldades para respirar e em casos mais graves, os choques anafiláticos que podem levar a morte.
 Contra-indicações – o uso do chá de Alcachofra ou mesmo as outras formas de uso dessa planta, não é recomendado para pessoas que apresentam complicações como a obstrução do canal biliar, com riscos de complicações ainda maiores para o paciente.
Leia também: