Antes de começarmos nosso comentário sobre a carne de cordeiro benefícios para a saúde, precisamos alertar os desavisados de que existe diferença entre carne de cordeiro e carne de carneiro.
Para quem ainda não sabe, quando falamos em carne de cordeiro, referimos-nos ao animal com até 1 ano de idade, enquanto que o nome carneiro refere-se ao animal adulto.
Em geral, essa carne é mais consumida na forma defumada, mas também e muito comum encontrá-la na forma processada.
Assuntos deste texto
Quantidade de Proteína
Segundo alguns especialistas, a carne de cordeiro é muito rica em proteínas de alta qualidade e por conta disso, são as mais recomendadas para pessoas que praticam atividades físicas mais intensas.
Além disso, os indivíduos que precisam se recuperar de uma cirurgia ingerindo proteínas, encontram nesse alimento a melhor opção entre os alimentos de origem animal.
Vitaminas e Minerais
Entre as muitas vitaminas e minerais encontrados na carne de cordeiro estão:
- Niacina – também conhecida como vitamina B3, muito necessária para proteger contra as doenças cardíacas,
- Selênio – um mineral que varia de acordo com a alimentação fornecida ao animal,
- Zinco – mineral muito importante para o organismo humano, pois atua na produção de hormônios como Testosterona e a Insulina,
- Ferro – especialmente o ferro Heme que é melhor absorvido pelo organismo,
- Vitamina B12 – muito importante para a saúde do cérebro e do sangue. Precisamos lembrar que essa vitamina não está presente nos alimentos naturais e sua deficiência pode causar anemia e doenças neurológicas.
- Fósforo – mais um mineral encontrado na carne de cordeiro, esse mineral é necessário para o organismo especialmente para as crianças que estão na fase de crescimento.
Além desses nutrientes, a carne de cordeiro ainda tem outros nutrientes, tais como:
- Creatina – essa é um substância composta por 3 aminoácidos que é bastante benéfica para os praticantes de atividades físicas, pois contribuem com o crescimento e a manutenção dos músculos.
- Taurina – esse é um aminoácido também produzido pelo organismo que em níveis normais favorecem a saúde do coração e dos músculos.
- Glutationa – um tipo de antioxidante que também pode ser benéfico para o organismo humano. A Glutationa é encontrada em várias células do corpo, especialmente na região do fígado.
- Ácido Linoleico Conjugado – conhecido como um tipo de gordura trans, esse ácido pode oferecer alguns benefícios para o organismo, desde que não seja ingerido em excessos.
- Colesterol dietético – segundo alguns especialistas, esse tipo de colesterol encontrado na carne de cordeiro, não oferece riscos à saúde, desde que o alimento seja ingerido com moderação.
Benefícios para Saúde
Desde que ingerida com moderação, a carne de cordeiro benefícios para a saúde podem ser percebidos da seguinte forma:
- Benefícios para a formação e manutenção da massa muscular,
- Evitar e combater quadros de anemia,
- Prevenir doenças do coração (desde que não seja carne processada)
- Melhorar o desempenho físico,
- Benéfico para regularizar a produção hormonal, (desde que ingerida com moderação).
Como fazer Assado
A carne de cordeiro com certeza é mais apetitosa assada no espeto, porém, é preciso lembrar que existem algumas desvantagens, nessa forma de preparo, pois sem que possamos perceber, a fumaça do carvão oferece muitos malefícios a saúde.
Entre esses malefícios não podemos deixar de citar uma substância cancerígena denominada Benzopireno que também está presente na fumaça do cigarro, no charque e na fuligem do fogão a lenha. Por conta desse e de outros fatores, nem a carne de cordeiro, nem qualquer outro tipo de carne é recomendável assar na brasa.
Já para quem preferir preparar a carne de cordeiro e assar no forno, ou seja na forma, corre-se o risco de acumular mais gordura, a menos que essa gordura escorra para outra bandeja, mas de qualquer forma, é mais saudável.
Mas para quem desejar aproveitar, a carne de cordeiro benefícios para a saúde deve ser cozida. Podemos até dar uma leve ferventada para diminuir a gordura e depois prepará-la no molho com o acréscimo de todos os temperos que desejarmos.
Precisamos, nesse caso, ter um cuidado especial apenas com a medida do sal, evitando os excessos e, além disso, não devemos adicionar outras gorduras.
- Atenção – apesar dos benefícios que a carne de cordeiro tem para oferecer a saúde do ser humano, precisamos atentar para alguns detalhes bem importantes, tais como:
- Procedência – infelizmente em nossos dias, quando se trata de animais para o abate, é muito comum encontrarmos as opções em carnes de animais criados em confino consideradas “as mais saudáveis”, o que não é verdade.
Animais criados em confino, a base de ração especial, medicamentos por vezes desnecessários e excesso de antibióticos, causam muitos males a saúde.
Por isso, se essa carne de cordeiro que você pretende ingerir é de um animal criado em confino, sinto desapontar, mas você pode trocá-la por carne de qualquer outro animal e gastar menos com esse alimento.
Animais criados no pasto, livres para correr e se exercitar, são sempre os mais saudáveis.
- Cuidado com os excessos – não é porque essa carne é benéfica para a saúde que podemos comer a vontade. Para o bem de sua saúde e a dos seus, uma alimentação para ser saudável, precisa ser balanceada e isso, vale também para a quantidade de alimentos ingeridos.
Carne no cardápio deve ser sempre uma pequena porção, nunca o principal alimento e ainda seria melhor substituí-la por alimentos de origem vegetal.