Muitos são os cuidados que a mãe precisa ter com o bebê, especialmente durante o período de amamentação, e entre esses cuidados estão os riscos das infecções causadas por alguns fungos que por vezes, ao infectarem os bebês, estes podem também comprometer a saúde da mulher.
Nesse caso, queremos nos referir à Candidíase Mamária que algumas vezes pode ser transmitida pelos bebês quando estes estão infectados pelos chamados “sapinhos” na boca (Candidíase Oral) e geralmente acontece quando a mãe, por algum motivo se encontra com o sistema imunológico debilitado.
Assuntos deste texto
O que é
Denomina-se Candidíase Mamária uma infecção causada por fungos na mama e que provoca muita dor e outros sintomas bem constrangedores para a mulher especialmente no momento de amamentar, pois também pode continuar mesmo depois da amamentação.
Essa infecção pode atingir somente o mamilo ou então o mamilo e a auréola ou ainda os ductos lactíferos. O vírus causador dessa infecção é o Candida Albicans.
Transmissão do Bebê para Mamãe
Quando ocorre a Candidíase Mamária transmitida do bebê para a mãe é porque a criança apresenta a Monilíase, mais conhecido como “sapinho” cuja característica principal são as placas brancas na língua, no céu da boca, nas bochechas e também na área das fraldas.
Nesse caso, a infestação na criança pode ter sido causada pela mãe que sem saber estava com a Candidíase na gravidez e no momento do parto infectou a criança. Mas também pode ser pelo fato de a criança ter entrado em contato com objetos como chupeta ou mesmo a mamadeira que podem estar infectados pelo fungo Albicans.
Sintomas Apresentados
Entre os sintomas mais comuns provocados pela Candidíase que ocorre nas mamas da mãe podemos destacar:
- Fortes dores no mamilo que podem persistir mesmo após o momento da amamentação,
- Sensação de queimação no interior das mamas,
- Vermelhidão nas mamas,
- Coceira persistente,
- Feridas no seio que costumam demorar a cicatrizar,
- Aparecimento de fissuras na região entre os mamilos e a auréola,
- Pele com uma cor mais avermelhada na região dos seios.
Pomada Daktarin Gel Oral pro Bebê
Daktarin Gel é um medicamento muito eficaz para os tratamentos de infecções causadas por fungos, entre elas a Candidíase oral muito comum em bebês. Porém, é preciso advertir de que esse medicamento só pode ser administrado em bebês com mais de 6 meses de vida.
Substância ativa nesse medicamento – cada grama da pomada em gel contém 20 mg de Miconazol.
Como usar esse medicamento – por se tratar de um bebê, a recomendação médica é que a dosagem desse medicamento seja de 1/4 de colher de chá de Daktarin Gel que deverá ser dividida em 4 vezes durante o dia. As aplicações da pomada devem ser feitas diretamente sobre as feridas, sempre após as refeições.
Efeitos adversos desse medicamento – os efeitos adversos mais comuns que podem ser presenciados nos bebês são:
- Náuseas,
- Vômitos,
- Distúrbios gastrintestinais.
Atenção – esse medicamento não deve ser usado em bebês com menos de 6 meses de vida, pois pode ocorrer a obstrução da garganta e causar sufocamento.
Valor desse medicamento – a embalagem com 40 gramas de pomada gel Daktarin tem um valor aproximado de R$ 35,00 reais.
Pomada Clotrimazol para os seios
A pomada Clotrimazol e um poderoso medicamento com ação antifúngica capaz de combater uma variedade de fungos e leveduras que causam infecção na pele. O medicamento age diretamente sobre os fungos para eliminá-los.
Substância ativa nesse medicamento – cada grama desse medicamento contém 10 mg de Clotrimazol.
Como usar esse medicamento – essa pomada deve ser aplicada sobre a área do corpo a ser tratada sempre com camadas bem finas para evitar os excessos que aumentam os riscos de efeitos adversos. A aplicação deve ser feita 2 vezes ao dia.
Atenção – mulheres que estão amamentando não devem passar esse creme nos seios, pois ele pode afetar a saúde da criança.
Efeitos adversos desse medicamento – os efeitos adversos que esse medicamento pode apresentar são as reações alérgicas como vermelhidão na pele, irritação, sensação de queimação nas áreas tratadas da pele.
Contra – indicação – esse medicamento é contra-indicado para pessoas sensíveis à fórmula do medicamento.
Além disso, o Clotrimazol não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando sem a devida orientação médica.
Fluconazol Comprimido
Fluconazol na forma de comprimidos é um medicamento com ação anti-fúngica que age diretamente sobre os fungos responsáveis pela infecção causando a sua destruição.
Esse medicamento é muito recomendado pelos médicos para tratamento e prevenção da Candidíase Vaginal, Candidíase Oral, Candidíase no homem, entre outros tipos de infecções. Porém, na maioria das situações ele só é recomendado quando Fluconazol na forma de pomada não consegue combater a infecção.
Substância ativa nesse medicamento – cada cápsula desse medicamento contém 150 mg de Fluconazol.
Como usar esse medicamento – a dosagem desse medicamento deve ser recomendada pelo médico que antes precisará fazer uma avaliação do quadro clínico da paciente.
Efeitos adversos desse medicamento – esse medicamento pode apresentar os seguintes efeitos adversos:
- Náuseas,
- Vômitos,
- Diarreia,
- Dor de barriga,
- Erupções na pele,
- Alterações nas funções do fígado,
- Coceira pelo corpo,
- Icterícia,
- Dificuldades para respirar,
- Inchaços na face, pálpebras ou lábios.
Contra-indicações – esse medicamento é contra-indicado nas seguintes situações:
- Para pessoas sensíveis à fórmula do medicamento,
- Para pessoas que fazem uso de medicamentos como Cisaprida, Quinidina, Eritromicina ou Astemizol.
Além disso, mulheres no período de gestação ou que estejam amamentando precisam informar-se com o médico para saber sobre a segurança para o tratamento com Fluconazol.
Valor desse medicamento – a embalagem com 2 cápsulas de Fluconazol 150 mg tem um valor aproximado de R$ 17,00 reais.