6 principais Sintomas de Gravidez que Confirmam gestação

Hoje vamos destacar para você os 6 principais Sintomas de Gravidez que podem confirmar de que realmente você está grávida. E é bastante comum acontecer em algum momento da vida da mulher esse questionamento: ‘Será que estou grávida?’

E ai começam alguns cuidados que devem ser considerados com atenção:

  • O primeiro deles é que quanto mais cedo, a mulher ter a certeza da gravidez, mais cedo também começará os cuidados do pré-natal. Sendo assim poderá acompanhar o desenvolvimento do bebê a cada mês, cuidar da sua alimentação para uma melhor nutrição do feto, controlar a glicose e a pressão arterial, e também suplementar a necessidade de ácido fólico e ferro. Ainda poderá corrigir maus hábitos que possa ter como o cigarro que é altamente prejudicial ao bebê, álcool, e também atentar aos cuidados contra toda e qualquer infecção no organismo.

Nos primeiros dias de gravidez é basicamente impossível sentir sintomas, uma vez que a fecundação do óvulo pelo espermatozoide é assintomático. Sendo assim os primeiros sintomas normalmente surgirão após 1 ou 2 semanas após a fecundação, quando o embrião se fixará no útero. Aí já equivalerá a 3ª ou 4ª semana de gravidez.

Menstruação não Veio

Os primeiros sintomas da gestação podem ser muito parecidos com os da menstruação, especialmente em mulheres mais distraídas.

Mas, o atraso na menstruação é o que geralmente faz com que a mulher se ligue numa possibilidade de estar grávida, esteja ela esperando ou não este momento. E é ai que geralmente elas correm a fazer o teste de gravidez de farmácia ou no próprio laboratório.

Por outro lado, existem muitas mulheres que não possuem um ciclo menstrual regulado e por isso podem se atrapalhar. E ainda quando existe um leve sangramento no início da gravidez, poderá levar a mulher a não perceber de imediato a possível gravidez.

Claro que o atraso da menstruação poderá ter vários outros causadores como o estress, cansaço, ansiedade, fadiga, infecções, alterações de peso, alterações hormonais, troca do contraceptivo entre outros.

A própria expectativa de estar grávida ou não, ou de vir a menstruação, poderá causar a ausência desta. E neste caso, o mais correto será sempre consultar o médico que indicará os devidos exames para sanar suas dúvidas.

Enjoando com Vômitos

Normalmente a partir da 5ª ou 6ª semana começa aquela fase difícil onde a maior parte das mulheres começa a sentir os terríveis sintomas que vão fazer parte do seu dia a dia no primeiro trimestre de gravidez.

Enjôos, Náuseas, vômitos, são comuns nestes primeiros 3 meses, onde não podem sentir certos cheiros, e também não conseguem comer como antes, mas a partir do quarto mês já se vão. Normalmente este mal estar vai se amenizando a partir da 12ª semana e quando chega a 18ª semana, basicamente não existe mais.

Quando acontece de os enjôos serem tão intensos, que geralmente acontecem no período da manhã, ao se levantar, que até impedem de a mulher se alimentar, é necessário que esta tenha o acompanhamento médico para evitar que fique desnutrida e prejudique a nutrição do feto.

Preguiça e falta de Apetite

O cansaço ou aquela sensação de preguiça são comuns e já surgem na 2ª semana de gravidez e é normal que vá se intensificando até a 12ª semanas de gravidez.

Ela precisa liberar energia para o feto, e tudo começa a ficar exaustivo, sendo que o tempo de sono poderá aumentar para 10 horas diárias facilmente.

enquanto algumas podem apresentar uma vontade enorme de comer tudo o que vem pela frente, outras simplesmente rejeitam quase tudo.

Mamas doloridas e Inchadas

As mamas ficam doloridas e inchadas, e esse sintoma pode acontecer bem cedo, já nas primeiras semanas, entre 2 ou 3 após a fecundação do óvulo.

Por vezes acontece de os seios ficarem tão sensíveis que doem simplesmente ao tocar ou vestir o soutien.

Esse sintoma pode ser o primeiro sintoma para mulheres que não apresentam nem sagramento, nem atraso da menstruação.

Mas não para por ai, pois os seios ainda podem aumentar de tamanho o que acontece justamente devido aos hormônios produzidos na gravidez.

Além destes incharem, ainda poderão surgir outros sinais como escurecimento do mamilo e veias mais evidentes em torno dos seios permanecendo até o final da gestação e se estender até o final da amamentação.

Cólica intensa, Sangramento

Entre os tantos sintomas, também pode acontecer de a mulher sentir fortes cólica e um inchaço abdominal que lhe causará muito desconforto além de ser acompanhado de um leve sangramento.

Quando acontece esses 2 sintomas aliados, é bastante comum que a mulher pense que é um simples sintoma da menstruação que está por vir. No entanto, essas cólicas podem persistir até o terceiro trimestre de gravidez, e é importante conversar com o médico que acompanha sua gestação para saber o que é, e se está tudo bem.

Vontade de Fazer Xixi

A partir da 6ª semana de gestação, é normal que a mulher comece a sentir maior necessidade de urinar, e isso pode ser a qualquer hora, inclusive nas madrugadas, interrompendo o bom sono.

Os hormônios da gravidez acabam relaxando a musculatura pélvica, e por isso, nas primeiras semanas acontece essa necessidade pela incapacidade de esvaziamento completo da bexiga.

Já a medida que vai se encaminhando para o final da gestação, acontece porque o bebê vai crescendo e tomando o espaço, pressionando a bexiga.

Se a urina estiver mais escura ou sentir ardência, corra, pois poderá ser uma infecção urinária.

Estão ai os principais Sintomas de Gravidez!!!¨Cuide-se!!!!!

Leia também: